- Áreas de Intervenção
- Ação Social
- Agricultura e Pescas
- Ambiente
- Associativismo
- Cultura e Lazer
- Desporto
- Educação
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Gabinete Técnico Florestal
- Juventude
- Proteção Civil
- Serviços veterinários
- Espaço do Cidadão
- Trânsito e mobilidade
- Urbanismo e Ordenamento do Território
- Centro de Informação Autárquico ao Consumidor - CIAC
- Espaços verdes e jardins públicos
- Área do Cidadão
- Gabinete de Comunicação
-
Início
-
Viver
-
Áreas de Intervenção
- Proteção Civil
Proteção Civil

Vivemos num ambiente sujeito a riscos naturais e tecnológicos, perante os quais importa desenvolver uma cultura de segurança participada. O Serviço Municipal de Proteção Civil visa auxiliar os cidadãos nesta missão.
São objetivos da Proteção Civil:
- Prevenir a ocorrência de riscos coletivos resultantes de situações de acidente grave, de catástrofe ou de calamidade;
- Atenuar os riscos coletivos e limitar os seus efeitos;
- Socorrer e assistir as pessoas em perigo.
Integrado na estrutura orgânica da Câmara de Vila do Conde, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) aposta na promoção da segurança individual e coletiva da população, através, nomeadamente, da divulgação de comportamentos mais adequados em situações de emergência. A preparação para a emergência numa perspetiva do “Saber Agir” face a uma situação de acidente, é tão importante para os que trabalham na área do socorro ou da gestão do risco, como para o cidadão que, informado dos riscos que corre, fica habilitado a uma atuação adequada na sua auto proteção e na colaboração estruturada com as entidades de socorro.
Compete ao Serviço Municipal de Proteção Civil:
- Prevenção de riscos:
- Levantamento de vulnerabilidades e análise de riscos
- Sensibilização, informação e formação da população para a prevenção e autoproteção
- Desenvolvimento de ações que previnam o risco coletivo.
- Planeamento de todas as atuações face aos riscos identificados e elaboração com atualização permanente dos Planos Municipais e Especiais de Emergência.
- Assegurar a ligação e colaboração entre os Serviços Municipais e da Administração Central, no âmbito das atividades de Proteção Civil, Bombeiros e Forças Armadas.
- Apoiar e coordenar as operações de socorro às populações atingidas por efeitos de catástrofes ou calamidades públicas.
- Promover o realojamento e acompanhamento de populações atingidas por situações de catástrofe ou calamidade em articulação com os serviços competentes.
- Apoiar a atuação de outras Entidades e serviços da Câmara Municipal de Vila do Conde quando afetas à gestão de outros riscos, designadamente:
- À Comissão Municipal de Protecção Civil
- À Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios
- Ao Gabinete Técnico Florestal
- A outras comissões ou entidades no âmbito da Segurança do Município e da tranquilidade das populações.
- Efetuar estudos e candidaturas no âmbito das suas funções.
- O Serviço de Proteção Civil Municipal promove, ao longo do ano, um conjunto de atividades direcionadas para a comunidade escolar, com o objetivo de a sensibilizar através do Clube de Proteção Civil, para a importância da segurança e para a temática da proteção civil, contando para o efeito com a colaboração dos diversos Agentes de Proteção Civil.
O “Protege”, mascote do Serviço Municipal de Proteção Civilque e ícone da Proteção Civil, acompanha sempre as campanhas de promoção, divulgação e sensibilização dos mais novos, para as questões de prevenção e segurança. Um dos eventos em que o nosso “Protege” marca sempre presença, é nas comemorações municipais do Dia da Proteção Civil que é assinalado todos os anos, no dia 1 de Março. Este acontecimento além de celebrar o Dia da Proteção Civil, é uma oportunidade para apresentação de meios e testes de operacionalidade, sempre em articulação com os Agentes de Proteção Civil. Estas ações têm como principais objetivos contribuir de forma ativa para a prevenção dos riscos e sensibilizar a comunidade do concelho para os potenciais perigos, transmitindo as formas mais adequadas para responder a cada situação de emergência em concreto.
Boletim Municipal da Proteção Civil
O Boletim foi criado para dar visibilidade pública às atividades desenvolvidas ao longo do ano, junto da comunidade escolar, da população em geral e ainda junto dos Agentes de Proteção Civil, disponibilizando também informações de ordem geral, relacionadas com a Proteção Civil, bem como, um conjunto de informações úteis e recomendações que alertam para a necessidade de serem prevenidos comportamentos de risco, suscetíveis de causarem acidentes graves nos diferentes domínios do quotidiano.
O plano atual foi elaborado com base na legislação em vigor, em cumprimento com a Resolução n.º 25/2008 da Comissão Nacional de Proteção Civil – Diretiva relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização de planos de emergência de Proteção Civil, de 18 de Julho de 2008 (DR II Série, n.º 138) e com o Caderno Técnico PROCIV 3 – Manual de apoio à elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil. O plano em vigor mereceu parecer favorável pela CNPC a 28 de julho de 2014 e foi aprovado pela Resolução da CNPC n.º 31/2014 em 11 de novembro.