- Início
- Serviços
- Serviços Municipais
- Ambiente
- Plano Municipal de Ação Climática
Plano Municipal de Ação Climática
O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) resulta do compromisso político de medidas e estratégias concretas para dar resposta às alterações climáticas do concelho de Vila do Conde, tendo por base o conhecimento das vulnerabilidades presentes e futuras, definindo metas ambiciosas de redução de emissões de gases de efeito estufa, com reduções de, pelo menos, 55% até 2030, 75% até 2040 e 90% até 2050.
Este plano resulta do trabalho interdisciplinar dos vários serviços técnicos do Município em colaboração com a Agência de Energia do Porto (AdEPorto) e com contributos de inúmeros parceiros externos.
Aprovado em Assembleia Municipal a 3 de abril de 2024, contempla um Inventário de Referência das Emissões, uma Avaliação dos Riscos e das Vulnerabilidades às Alterações Climáticas e um Plano de Monitorização de Ações de Mitigação e Adaptação, identificando 54 medidas de mitigação e 46 de adaptação às alterações climáticas. Entre essas medidas estão o reforço da eficiência energética, o recurso a fontes de energia renovável, a criação de uma rede de monitorização da qualidade do ar, a preservação da orla costeira e a aposta na mobilidade suave, entre outras.
O Município tem como prioridade o combate à problemática das alterações climáticas. Trata-se de um compromisso ambicioso que necessita da colaboração de todos nós, para que, juntos, consigamos tornar Vila do Conde num território sustentável e neutro em carbono.
Consulte o Plano Municipal de Ação Climática: