Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Praias Acessíveis

O Programa “Praia Acessível – Praia para Todos! “tem como objetivo a criação de condições de acessibilidade às praias, que viabilizem a sua utilização e desfrute com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

Desde 2006, data em que foi atribuído à Praia do Turismo o primeiro galardão de Praia Acessível, o Município tem vindo a criar melhores condições de acessibilidade às praias para as pessoas com mobilidade condicionada.

Presentemente estão classificadas cinco praias com o galardão Praia Acessível:

  • Praia do Turismo Sul (Zona Balnear da Frente Urbana Sul);
  • Praia Sr.ª da Guia (Zona Balnear da Frente Urbana Sul);
  • Praia de Mindelo (Zona Balnear de Mindelo);
  • Praia de Moreiró – S. Paio (Zona Balnear de Vila Chã);
  • Praia de Labruge (Zona Balnear de Labruge).

Desde o Verão de 2019 a Praia dos Barcos, em Caxinas (Zona Balnear da Frente Urbana Norte) dispõe de uma cadeira anfíbia e um tapete de 70m, equipamentos que permitem assegurar a acessibilidade nesta praia.

A criação de estacionamento gratuito adequado para viaturas de pessoas portadoras de deficiência, um dos critérios imperativos do programa, tem também merecido a devida atenção por parte do Município.

Zona Balnear

A atribuição de bandeira de Praia Acessível traduz a possibilidade de acesso a pessoas com mobilidade condicionada ao bar, aos sanitários devidamente adaptados, às barracas de sombra, à linha de água - através de uma passadeira articulada e a tomar banho - utilizando para o efeito a cadeira anfíbia (tiraló) aí existente e contando com a colaboração de pessoal indicado para esse propósito. Estes serviços, assegurados pelos concessionários das praias, estão disponíveis durante a época balnear que decorre, regra geral, de 15 de junho a 15 de setembro, das 9h30 às 19h30.

Contactos do serviço habilitado para prestar informações ao público sobre as condições de acessibilidade e serviços prestados:
Serviços de Ambiente
Telefone – 252 248 461
Correio eletrónico – ambiente@cm-viladoconde.pt 

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia