Recolha seletiva porta a porta

Os serviços municipais procedem à recolha seletiva porta a porta de papel e cartão, embalagens, pilhas e resíduos orgânicos nos estabelecimentos comerciais, industriais e instituições, bem como a recolha de resíduos verdes nos cemitérios.

Regras_de_separação_dos_resíduos

Comércio e Indústria

Recolha de papel e Cartão

Os estabelecimentos comerciais e industriais podem aceder ao serviço de recolha seletiva porta a porta de papel e cartão, gratuitamente, de segunda a quinta-feira, entre as 14h e as 20h.

O papel e cartão, acondicionado em fardos, deve ser depositado no exterior dos estabelecimentos a partir das 13h30.

Instituições

Recolha de papel e cartão, embalagens e pilhas

As instituições deverão depositar o papel e cartão, as embalagens e as pilhas em contentores específicos, de acordo com a indicação dos serviços municipais.

O serviço de recolha seletiva, disponibilizado gratuitamente, é efetuado uma vez por semana a cada instituíção, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8h e as 15h.

Restauração

Recolha de resíduos orgânicos

O serviço de recolha seletiva porta a porta de resíduos orgânicos tem como objetivo a valorização da fração orgânica presente nos resíduos urbanos e é disponibilizado apenas aos estabelecimentos de restauração, cantinas e similares, no âmbito de um projeto designado por Restauração 5 Estrelas.

A recolha é efetuada de segunda-feira a sábado, com frequência variável, entre as 13h30 e as 20h00. Aos estabelecimentos integrados neste serviço é atribuído, gratuitamente, equipamento de deposição específico.

Cemitérios

Recolha de resíduos verdes

Os serviços municipais efetuam a recolha seletiva dos resíduos verdes provenientes dos cemitérios, nomeadamente flores. Estes resíduos, após serem processados numa unidade de triagem da LIPOR – onde é retirado todo o tipo de contaminantes tais como ceras, copos de velas e embalagens de detergente -, são transformados em adubo orgânico.

Para além da valorização dos resíduos verdes, todos os materiais recicláveis triados são encaminhados para unidades de valorização, bem como as ceras e parafinas.

Depositar:

• flores
  • copos das velas
  • celofane

Não depositar:

• materiais de exumação
  • madeiras
  • têxteis (roupas, almofadas, etc)
  • calçado
  • terras