- Início
- Serviços
- Serviços Municipais
- Espaços verdes e jardins públicos
- Polinizadores
Polinizadores
Os insetos polinizadores, como abelhas, moscas-das-flores, borboletas mariposas e escaravelhos, são determinantes para a manutenção de ecossistemas saudáveis para a reprodução de diversas espécies de plantas e para a produção de alimentos como frutas, legumes ou sementes.
As cidades deverão ter um papel ativo na promoção e conservação da biodiversidade e, por isso, devemos adotar uma atitude de preservação dos insetos polinizadores. Neste sentido, o Município de Vila do Conde decidiu reduzir a frequência do corte da relva de espaços verdes e da vegetação espontânea como margaridas, dentes-de-leão, pampilhos, entre outras, cuja floração tem como função alimentar os insetos polinizadores.
Se em todos os espaços verdes criarmos condições para abrigar a fauna e a flora autóctones, todo o ecossistema irá beneficiar e a existência de uma comunidade rica em espécies polinizadoras é condição necessária para a manutenção de ecossistemas saudáveis e resilientes.
Por isso, o desaparecimento dos polinizadores teria um grave impacto no planeta, tornando-se fundamental proteger e restaurar a biodiversidade.