- Início
- Serviços
- Serviços Municipais
- Ação Social
- Igualdade
Igualdade
A promoção da Igualdade de Género, um princípio da Constituição da República Portuguesa (art.º 13), é também uma responsabilidade dos municípios, pela sua relação de proximidade às populações que servem e pela visão integrada que detêm das condições de vida e das expetativas dos seus munícipes, conferindo-lhes, assim, um papel essencial na redução e/ou eliminação das desigualdades entre homens e mulheres e na construção de uma comunidade mais igualitária e equilibrada.
O Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND) de Vila do Conde é um documento operativo e estratégico, a ser implementado entre 2022 e 2025, e que integra a perspetiva de género e os princípios da não discriminação de modo transversal a todas as áreas e domínios de intervenção do município.
Decorrente da aprovação de uma candidatura apresentada ao Aviso n.º POISE-22-2020-03, em abril de 2020, e desenvolvido a partir de um Diagnóstico local, elaborado durante o ano de 2021, o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, constitui um documento estruturado em 5 domínios de intervenção*, quer a nível interno, da nossa própria organização, quer a nível externo, sensibilizando e promovendo a cidadania ativa e a capacitação para esta temática, nas diversas áreas da atividade social da nossa comunidade e em todas as dimensões da vida dos nossos munícipes.
* Domínios de intervenção
(1) Governação: planeamento, gestão e comunicação
(2) Emprego e conciliação da vida profissional, familiar e pessoal
(3) Cidadania, inclusão e coesão social
(4) Saúde, proteção e justiça
(5) Habitação, mobilidade e ambiente
Com a implementação do PMIND, o Município de Via do Conde está a dar mais um passo na construção de uma comunidade mais igualitária e equilibrada.
Diagnóstico do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação de Vila do Conde 2022 2025
Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação de Vila do Conde 2022 2025
Relatório dos primeiros 12 meses de execução do PMIND Vila do Conde
Relatório dos primeiros 12 meses de execução do PMIND Vila do Conde
Validação da EIVL - Aprovação Reunião de Câmara e Assembleia Municipal
-
Composição da EIVL
- Presidente da EIVL e Conselheira Interna, Vereadora Carla Peixoto;
- Sofia Neves, Doutorada em Psicologia Social e Investigadora e Docente no Instituto Universitário da Maia;
- Paulo Vasques, Vereador com os Pelouros da Cultura, Turismo, Comunicação e Relações Públicas e Juventude;
- Marisalva Fávero, Doutorada em Psicologia, Docente e Investigadora no Instituto Universitário da Maia, Especialista e Coordenadora de vários projetos sobre Violência e Igualdade de Género;
- Romana Meneses, Fundadora e Membro Executivo da Associação Tais Iguais;
- Jacinta Costa, Chefe de Divisão da Educação do Município;
- Pedro Horta, Chefe de Divisão de Segurança, Fiscalização e Saúde Pública;
- Manuela Lima, Chefe de Divisão dos Recursos Humanos do Município;
- Leonor Miranda, Gabinete de Apoio à Vítima do Município.
- Marta Pinto, Serviço Cidadania e Igualdade do Município.
-
Conselheira Externa para a Igualdade
Sofia Neves, Doutorada em Psicologia Social, Investigadora e Docente no Instituto Universitário da Maia; Presidente da Associação Plano I; Coordenadora Científica dos Observatórios de Violência no Namoro e Observatório Nacional do Bullying.
-
Conselheira Interna para a Igualdade
Carla Peixoto e Melo de Carvalho, Vereadora do Município com os seguintes Pelouros: Educação e Ciência, Habitação Social, Coesão e Ação Social, Cidadania e Igualdade e Economia Social.
A Conselheira Interna foi nomeada por despacho do Sr. Presidente da Câmara Municipal e tem como função acompanhar e dinamizar a implementação das políticas locais para a Cidadania e a Igualdade de Género, de acordo com o Art.º 2.º da Resolução do Conselho de Ministros nº 39/ 2010.
-
Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) do Município de Vila do Conde
A equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) do Município de Vila do Conde é constituída por onze elementos, duas conselheiras locais para a igualdade, uma interna e uma externa, dirigentes e técnicos/as da autarquia ligados às diversas áreas de atuação do Plano Municipal.
Esta equipa é responsável por assegurar a implementação do PMIND, nomeadamente propor, conceber, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as medidas contempladas neste instrumento de trabalho. Tem ainda como missão desenvolver práticas e ações positivas que visem combater e eliminar todas e qualquer forma de discriminação e tornar o território num lugar mais equitativo, justo, inclusivo e, naturalmente, mais coeso e sustentável.