- Início
- Serviços
- Serviços Municipais
- Ambiente
- Educação Ambiental
Educação Ambiental
No espírito da Carta de Belgrado, a formação de uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os seus problemas, que tenha conhecimentos, motivações e sentido de compromisso que lhe permitam trabalhar, individual e coletivamente, na resolução das dificuldades atuais e impedir que elas se apresentem de novo, terá mais poder para promover a emergência de um novo modelo de desenvolvimento económico e social.
Neste contexto, a Educação Ambiental contribui para a criação de uma sociedade mais consciente, culta, solidária, justa e realizada moral e intelectualmente. Considerando-a uma vertente fundamental para o desígnio da sustentabilidade, o Município promove e apoia diversos projetos e atividades, tendo uma particular atenção à comunidade escolar.
-
Ações promovidas pela Autarquia
Com vista a informar e sensibilizar os munícipes, assim como ao procurar corrigir situações menos corretas na via pública (geralmente associadas ao acondicionamento e deposição de resíduos sólidos), a Autarquia tem vindo a realizar ações porta-a-porta às moradias, aos estabelecimentos comerciais e à indústria e nos bairros sociais.Por outro lado, a Câmara Municipal tem promovido e apoiado diversas campanhas de limpeza, especialmente nas praias e na “Reserva Ornitológica do Mindelo”, com o apoio de Escuteiros e outras Organizações Não Governamentais, bem assim como a dinamização e orientação de visitas de estudo, ao Ecocentro, à Reserva do Mindelo.
O Dia Mundial do Ambiente tem sido, também, objeto de uma maior mobilização da comunidade, não no sentido de uma comemoração isolada e pontual, mas sim numa perspetiva de continuidade com os projetos desenvolvidos ao longo de todo o ano, sendo que estas ações têm abrangido, anualmente, em média, entre munícipes, educadores, professores, alunos, auxiliares de ação educativa, cerca de 6000 cidadãos.
-
Eco-Escolas
O Programa Eco-Escolas é um programa internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), da “Foundation for Environmental Education”, promovido em Portugal, desde 1996, pela Associação ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.
Baseado numa metodologia de abordagem das questões ambientais inspirada na Agenda 21, pretende colocar em prática todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030.
-
Horta à Porta
Tendo por objetivo o prosseguimento de políticas de responsabilidade social, de desenvolvimento sustentável e de protecção meio do ambiente, entendeu a Câmara Municipal de Vila do Conde juntamente com a Junta de Freguesia de Vairão associarem-se à iniciativa “Horta-à-Porta”, projecto da LIPOR, promovendo a primeira “Horta Biológica” em Vairão e a conversão de uma horta convencional em Horta Social, no núcleo de habitação social de Rio Mau.
O Projecto Horta à Porta é coordenado por uma equipa da Lipor, em articulação com o Serviço de Jardins e Espaços Verdes da Câmara Municipal, e têm como responsabilidade a formação dos utilizadores, consultadoria e monitorização agrícola e a gestão global do projecto.
O objectivo do projecto é apoiar os cidadãos interessados em praticar a horticultura como atividade de lazer e/ou de complemento económico, difundindo assim o uso de práticas agrícolas amigas do ambiente e hábitos alimentares saudáveis. Trata-se igualmente de um projecto que visa a promoção da qualidade de vida das populações, não só através da criação de espaços verdes dinâmicos, como também pela promoção do contacto com a Natureza, da qualificação ambiental, do incremento da biodiversidade, e da redução dos resíduos orgânicos.
A utilização do espaço requer o cumprimento das regras estabelecidas no regulamento e a utilização correta dos recursos oferecidos, bem como o cumprimento das técnicas de agricultura de modo biológico caseiro. Esta, como é sabido, não permite o uso de produtos químicos de síntese nos tratamentos dos solos e das culturas. Os talhões são disponibilizados gratuitamente aos utilizadores inscritos, e ordenados por ordem de inscrição, sendo igualmente ministrada a formação em agricultura biológica.
Finalmente, considera-se que a divulgação persistente e sistemática dos conceitos de agricultura sustentável e das técnicas que lhe são inerentes, motivará os vastos públicos a alterar comportamentos e a formular novas exigências alimentares e ambientais.
-
Uma Horta na Escola
O projeto consiste em ajudar as Escolas a instalar uma pequena horta para que os alunos, funcionários e professores possam desfrutar dos produtos que aí cultivarem.
Tem como objetivos promover a redução de resíduos orgânicos, a cidadania e a qualidade de vida nas Escolas.
Do projeto emergem importantes mais-valias ao nível didático, das quais se destacam a possibilidade de desenvolvimento de vínculos entre a alimentação, saúde, proteção da natureza e biodiversidade.