MADI inaugura Pólo Rural em Ferreiró

02 Dezembro 2014
O concelho de Vila do Conde dispõe de um novo pólo do MADI-Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual, situado na freguesia de Ferreiró e inaugurado no passado sábado.

O Pólo Rural de Integração e Reabilitação do MADI aumenta as respostas sociais no nosso Concelho e, nestas instalações modelares, integra as valências de Centro de Atividades Ocupacionais para 30 utentes e Lar Residencial para 24 utentes.
Este equipamento visa dar resposta ao número crescente de utentes em lista de espera, nomeadamente os da valência educativa que atingem os 18 anos, bem como os formandos da formação profissional que não são colocados e que permanecem na Instituição, por necessitarem de um acompanhamento de proximidade devido às suas vulnerabilidades.
A necessidade de um Lar Residencial prende-se com as constantes solicitações a este nível, quer em termos concelhios, quer um pouco por todo o país. Os pedidos de colocação surgem por parte dos Organismos Públicos, nomeadamente da Segurança Social e dos Tribunais, na procura de uma resposta para esta população, tantas vezes negligenciada, e salvaguardando inclusive a perda da retaguarda familiar.
Este projeto irá abranger ainda uma Quinta Pedagógica, aberta à comunidade e às escolas, assim como piscina interior, ginásio e salão de festas.

Para a construção deste equipamento, o MADI de Vila do Conde, presidido por Dr. José Luís Ferraz, apresentou uma candidatura ao Fundo Social Europeu, tendo sido aprovada e comparticipada em 60%, ficando o restante a cargo da Instituição.

Para viabilizar o seu funcionamento, o MADI aguarda os esperados acordos com a Segurança Social, o que se espera venha a acontecer muito brevemente, tendo em conta as palavras da Dra. Ana Venâncio, diretora adjunta do Centro Distrital de Segurança Social do Porto, presente na cerimónia, que informou estarem a ser desenvolvidas todas as diligências necessárias para que estes acordos sejam uma realidade.

A Dr.ª Elisa Ferraz que, no dia da inauguração do MADI em Ferreiró, se encontrava na qualidade de Presidente da Câmara, de fundadora do MADI, de membro da sua Direção e de Mãe, afirmou tratar-se de um momento muito importante e emotivo, vendo a obra concretizada, ao fim de 10 anos de intenso trabalho e muitas preocupações. Agradeceu a todos que nela se envolveram, deixando ainda uma palavra de grande apreço a todos os profissionais do MADI.