Homenagem aos ex-combatentes vilacondenses

17 Novembro 2014
A cerimónia de evocação do centenário da Grande Guerra, realizada no passado sábado, no Largo da Meia Laranja, iniciou-se com a leitura dos 32 nomes dos combatentes vilacondenses mortos na 1ª Guerra Mundial.

Junto ao Monumento que homenageia esses soldados do concelho, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, o Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga Portuguesa dos Combatentes e o representante da Escola Prática dos Serviços da Póvoa de Varzim depositaram uma coroa de flores e descerraram uma placa alusiva à evocação do centenário da Grande Guerra e aos combatentes mortos nesse conflito mundial.

Esta cerimónia contou com a presença do Prior Padre Paulo César Dias, que fez uma leitura de prece, de alunos do Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches e da Associação Social e Cultural dos Vilacondenses Ex-Combatentes do Ultramar de Vila do Conde, tendo ainda sido lidas mensagens do Presidente da Liga dos Combatentes e do Presidente da República.

A evocação continuou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com as intervenções da Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, e do Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga Portuguesa dos Combatentes, Tenente Coronel Armando Costa.

A  Dr.ª Elisa Ferraz, dirigindo-se a todos os presentes, chamou especial  atenção   aos jovens para a necessidade de manter bem viva a memória daqueles que foram um exemplo de coragem e sacrifício, combatendo em guerras que fizeram a história da Humanidade.

Por último, o Tenente Coronel Armando Costa referiu que esta evocação é de grande importância para a Liga dos Combatentes, já que esta instituição nasceu fruto das exigências e consequências da 1ª Guerra Mundial, em  proteger e defender os legítimos interesses dos ex-combatentes.