Instalação de sinalética no Caminho de Santiago - Caminho Português Central

28 Julho 2014
O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal, em colaboração com as Oficinas Gerais do Município, com as Juntas de Freguesia de Gião, de Maceira da Maia e com a União de Freguesias de Fornelo e Vairão, iniciou a colocação da sinalética institucional ao longo do Caminho de Santiago - Caminho Português Central.
O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal, em colaboração com as Oficinas Gerais do Município, com as Juntas de Freguesia de Gião, de Maceira da Maia e com a União de Freguesias de Fornelo e Vairão, iniciou a colocação da sinalética institucional ao longo do Caminho de Santiago - Caminho Português Central.

O Caminho Português Central corresponde ao traçado principal, de origem romana e mais tarde medieval, que ligava o Porto a Santiago de Compostela, passando no território português pelas atuais áreas urbanas de Barcelos, Ponte de Lima e Valença. No concelho de Vila do Conde, este percurso entra na freguesia de Vilar do Pinheiro, passando por Mosteiró, Vilar, Modivas, Gião, Vairão, Macieira da Maia, Bagunte e Junqueira. Abandona o concelho através da freguesia de S. Miguel de Arcos, dirigindo-se para S. Pedro de Rates.
Ao longo deste percurso histórico, junto a entroncamentos, serão colocados sinais indicativos do caminho. Estes serão complementados por três painéis informativos (Vilar do Pinheiro, Gião e Bagunte) que disponibilizarão informações úteis sobre o traçado. Dado que existem seções deste caminho muito perigosas, entre Gião e Macieira da Maia e em Bagunte, a Câmara Municipal criou duas alternativas seguras, devidamente marcadas e com passagem por elementos paisagísticos e patrimoniais relevantes. Um dos desvios passa junto ao Mosteiro de Vairão, onde funciona um Albergue para Peregrinos.

Os trabalhos iniciaram-se em Gião, tendo sido já marcado grande parte do percurso até ao limite das freguesias de Bagunte e da Junqueira. Progressivamente a marcação do traçado será estendida às restantes freguesias do concelho cruzadas por este caminho de peregrinação.

A marcação institucional deste caminho corresponde ao esforço desenvolvido pela Câmara Municipal para melhorar as condições deste trajeto, criando condições para que os peregrinos cruzem o concelho em segurança.