Reunião e tomada de posse do Conselho de Educação

23 Julho 2014
Na passada segunda-feira, a Dr.ª Elisa Ferraz presidiu à reunião do Conselho Municipal de Educação de Vila do Conde, recentemente constituído e do qual é presidente, onde os diversos representantes da comunidade educativa tomaram posse, efetuaram uma avaliação ao ano letivo findo e traçaram as linhas orientadoras para o próximo que arrancará em setembro.

Além da Presidente, participaram na reunião e tomaram posse como membros do Conselho Municipal de Educação a Vereadora da Educação, representantes da Assembleia Municipal, Junta de Freguesia de Vila do Conde, Direção Geral de Estabelecimentos Escolares Regional, forças de segurança, pessoal docente, associação de pais e estudantes, instituições particulares de solidariedade social, serviços de saúde, segurança social e emprego e formação profissional e estabelecimentos de ensino superior público e ensino básico e secundário privado.

Relativamente às linhas orientadoras para o próximo ano letivo, foi feito o ponto de situação quanto às escolas que estão e vão ser requalificadas e ao reajustamento da rede escolar. A nível da ação social ficou estabelecido que serão facultados os manuais escolares aos alunos de escalão A e B, tal como tem acontecido nos últimos anos. Também será lançado o portal de gestão escolar, uma plataforma que irá abranger os serviços de refeições e prolongamento de horário.

Nesta primeira reunião foi também emitido um parecer relativamente ao Plano de Transportes Escolares e eleita a Vereadora da Educação, Dr.ª Lurdes Alves, para integrar as comissões de acompanhamento dos contratos de autonomia celebrados entre os Agrupamentos / Escola Secundária e o Ministério da Educação e Ciência.

No final dos trabalhos a Presidente do Conselho, Dr.ª Elisa Ferraz, realçou a importância deste órgão enquanto instância de coordenação e consulta da política educativa local, lembrando também que a Educação continua e continuará a ser uma das grandes prioridades da Autarquia vilacondense.