Orquestra do Norte no Teatro Municipal

18 Junho 2014
O Teatro Municipal de Vila do Conde vai receber, no próximo dia 20 de junho, sexta-feira, pelas 21h30, a Orquestra do Norte com o concerto intitulado ”A Moura Encantada”, em homenagem ao compositor David Oliveira e integrado nas Festas de São João.

David Oliveira baseou-se numa lenda da sua terra natal para compor “A Moura Encantada”. As gentes diziam que os mouros lançaram um encantamento às suas filhas e uma vez encantadas, as moças assumiriam a forma de serpentes, passando a viver em grutas. Numa dessas grutas viveria uma moura encantada que, nas noites quentes de verão, se ouviria cantar. Para desencantar a moça era necessário que um jovem a picasse para voltar à forma humana. Se falhasse, o jovem ficaria eternamente encantado. E foi nesta segunda hipótese que David Oliveira optou e transformou a lenda em música.

David Oliveira é natural de Macieira, Barcelos, mas reside em Vila do Conde há vários anos, onde teve um papel fundamental na fundação da Academia de Música S. Pio X e foi diretor do Coro da Igreja Matriz. David Oliveira, atualmente professor jubilado do 2º ciclo, lecionou Canto Coral nos Liceus e Composição. Na atividade de compositor é de destacar a sua produção no campo da música coral litúrgica e profana, escrevendo também música para piano, trio e orquestra sinfónica.
A entrada é livre mediante a lotação da sala.