Exposição de cartazes de S. João nos Paços do Concelho

13 Junho 2014

Está patente nos Paços do Concelho, até 25 de julho, uma exposição de cartazes e programas alusivos às festas ao padreiro de Vila do Conde, S. João Baptista. O primeiro cartaz é de 1938 e, com alguns hiatos, até à atualidade. Procuramos assim, com esta mostra, recuperar as memórias do passado e daqueles que estiveram envolvidos na organização das celebrações do padroeiro vila-condense. Nesta alusão à festa municipal, que também é das rendilheiras de Vila do Conde e dos cheirosos manjericos, aqui representados, contamos com colaboração de particulares que cederam para a exposição cartazes, desdobráveis e uma toalha de rendas de bilros. Está também exposto um protótipo de um cartaz, da autoria do Dr. João Maria dos Reis Pereira, que não chegou a ser produzido.

Ainda no mesmo espaço, até ao dia 23 de junho, pode ser admirada a imagem de S. João Baptista pertencente à capela de S. João Baptista da Igreja de Vairão (o brasão da capela data de 1551 e o retábulo de finais do século XVII) classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto 33587, da 1ª série do Diário do Governo nº 63.

Os nossos agradecimentos a Carlos Pontes, Lúcia Vasques, Maria do Desterro Sousa Lopes e ao Pe. António Pinto, da paróquia de Vairão.