Vila do Conde apoia campanha “Pés para andar” contra a Paramiloidose

24 Abril 2014
O município de Vila do Conde vai receber no próximo dia 26 de abril a campanha nacional “Pés para andar”, promovida pela Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP), numa ação de rua que decorrerá entre as 10h e as 17h, estando previstas as presenças da Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz e do Presidente da Associação Portuguesa de Paramiloidose, Enf.º Carlos Figueiras, pelas 15h.

Neste evento, que se realiza na Avenida Brasil, junto à praia, as pessoas serão informadas e sensibilizadas sobre a paramiloidose, podendo participar diretamente na campanha através da partilha de fotografias dos seus pés.

“Pés para andar contra a Paramiloidose” é o lema desta iniciativa, que inclui a distribuição e colocação de materiais informativos em vários serviços do Município de Vila do Conde, assim como divulgação em meios de comunicação e redes sociais.
Será, assim, possível saber mais sobre uma doença que, embora seja rara, tem em Portugal a maior prevalência do mundo e tem vindo a ser identificada nas mais diferentes regiões do país.

“Pés para andar” é a primeira campanha nacional lançada pela Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP), organização sem fins lucrativos que desde há 35 anos apoia as famílias afetadas pela “doença dos pezinhos”, como é conhecida na gíria popular.
A paramiloidose é uma doença genética hereditária do foro neurológico e que, sem tratamento, é rapidamente incapacitante e fatal. Os objetivos da APP passam por informar o público sobre a patologia e alguns dos sintomas mais comuns (designadamente a dormência e insensibilidade nos membros inferiores), procurando contribuir para que o diagnóstico seja feito ainda na fase inicial, já que os danos causados são progressivos e irreversíveis. Daí o apelo “faça com que a doença não tenha pés para andar”.

Informações sobre a patologia e sobre a campanha em curso estarão disponíveis no site www.paramiloidose.com e na página de Facebook https://www.facebook.com/PesParaAndar