PORTVCALE

13 Março 2014
O Teatro Municipal de Vila do Conde recebe no próximo sábado, dia 15, às 21H30, na SALA 1, o espetáculo PORTVCALE.
Imagine um país por descobrir, um património musical soberbo, com uma riqueza cultural imponente, monumentos grandiosos e uma história sem paralelo. Quem não gostaria de o explorar?

Chega a Portugal um turista DJ, que se sente fascinado pela descoberta da cultura lusa. Interage com a sociedade, descobre o Fado, sente a magia da força da música portuguesa e reage, tocando ao vivo instrumentais que casam com o que ouve. Homenagem à música, arte, tradições e costumes lusitanos, numa viagem que segue para a ilha da Madeira, onde observa as danças tradicionais em versão antiga e moderna. Existe a passagem pela História, bem como a lembrança e capacidade de adaptação contemporânea à tradição. Tradições diversificadas, por isso não podia faltar a ida do DJ Turista às praias nacionais, onde o humor está presente num personagem exageradamente "parolo" mas que reflete alguns dos peculiares frequentadores de praias em Portugal.

A música ligeira portuguesa e sensualidade feminina, o fascínio deste turista expressa um sentimento que prolifera pelos vários visitantes mundiais ao nosso país. Gastronomia não podia faltar e para isso Diana Basto, o Turista DJ Godzi e Max colocam em cena um tema inédito bem apetitoso, que é sinónimo de alguma da nossa arte gastronómica.
O Pimba é tudo menos Pimba, especialmente para um Turista que é DJ e se diverte a explorar instrumentais de música Popular portuguesa, assente numa interpretação dicotómica entre Pimba e o Mainstream de qualidade, humor evidente com características muito próprias que separam no movimento o litoral do interior.

Sensualidade aliada à criação musical para o "PortVcale", surge Claudia Jacques que é desejo e diversão, contagia os bailarinos e dispensa o turista como companhia para o tema "esta noite". O Clássico e Instrumental Português de Orquestra não podia faltar, abordado de forma única e com uma componente muito marcada em Dança Urbana, levam o nosso Turista de novo ao palco que descobre o Norte. A música nortenha em evidência culmina com um brilho de corpos esculpidos nas luzes da cidade invicta.
A descoberta da música contemporânea, com as recentes produções instrumentais de Orelha Negra, o Funk divertido de Pedro Abrunhosa, e claro… o futebol!! Turista vai ao estádio e assiste a uma "Battle" de Futebol, vibrante, forte e frenética… celebra-se a vitória da cultura portuguesa, porque este espetáculo está recheado de amor… e afinal o Amor é mágico!