Imagens da Igreja Matriz vão ser recuperadas

12 Dezembro 2013
No âmbito dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Conservação e Restauro do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, procedeu-se à limpeza das três imagens do retábulo-mor da Igreja Matriz de Vila do Conde.

Durante esse processo foi possível determinar que duas das imagens (a do Anjo Gabriel e a da Nossa Senhora) padecem de patologias graves que incluem a infestação por bicho da madeira e destacamentos múltiplos e extensos das policromias. A intervenção necessária para corrigir estas deficiências não está ao alcance dos técnicos da Câmara Municipal, pelo que foram realizados contactos junto da Direção Regional de Cultura do Norte, entidade que legalmente tem a tutela sobre o edifício e do seu recheio, no sentido de se encontrar uma solução que garanta a estabilização e preservação daquelas peças.

Da interação entre as duas instituições resultou a adjudicação do seu tratamento a uma empresa especializada neste tipo de intervenções. Durante este processo, as peças irão estar ausentes da Igreja Matriz, encontrando-se nas instalações da empresa escolhida realizar o trabalho.

O custo da intervenção será assumido integralmente pela DRC-N, entidade a quem também assumirá a responsabilidade de supervisionar o trabalho desenvolvido. As peças só serão devolvidas à Igreja Matriz no final da intervenção.
Esta operação insere-se numa estratégia mais vasta da DRC-N para este monumento que, desde há muito, vem sendo requerida pela Câmara Municipal e pela Paróquia de Vila do Conde. Neste momento, concluíram-se as obras de restauro dos painéis de azulejos da capela da Nossa Senhora do Rosário e estancou-se a degradação dos painéis de azulejos da Capela da Nossa Senhora da Boa Viagem.

Também muito recentemente efetuaram-se pequenas correções no telhado da igreja e procedeu-se à instalação de um dreno para proteger a fachada principal da igreja e da torre sineira de humidades ascensionais. Para breve, está planeada a recuperação do portal principal.