Previsão de chuva forte - medidas preventivas

2022/10/28

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o distrito do Porto está sob aviso laranja até às 15h00 desta sexta-feira, prevendo-se a continuação da precipitação, por vezes forte e persistente que pode ser acompanhada de trovoada. Este território voltará a estar sob aviso laranja das 3h00 às 9h00 de sábado, dia 29 de outubro.

Para além da chuva forte e trovoada, está previsto vento moderado (20 a 30 km/h) de sul, soprando moderado a forte (até 40 km/h) junto à faixa costeira, com rajadas até 60 km/h.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda a necessidade de adotar comportamentos preventivos, como:

− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;

− Ter especial cuidado na circulação, junto a zonas ribeirinhas, a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais;

− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

- Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;

− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Todos somos Proteção Civil!