Cerimónia de entrega de Medalhas de Mérito

2022/06/24

A Câmara Municipal distinguiu, esta sexta-feira, dia de São João e feriado municipal, cinco personalidades em função da relevância demonstrada dos seus percursos e do seu contributo para a elevação do nome de Vila do Conde com as Medalhas de Mérito Municipais.

O Presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, abriu a cerimónia e deixou uma palavra especial aos homenageados e referiu o orgulho que são para a nossa cidade. "O Município tem esse dever de louvar e reconhecer, prestando homenagem aos que se destacam pela sua contribuição para o desenvolvimento humano, para o bem-comum, para o fomento de relações intersociais e, como resultado das suas ações, merecerem o respeito e reconhecimento dos Vilacondenses", referiu.

"Distinguimos um conjunto de cidadãos, exemplares e distintos, nos quais revemos percursos diferenciados, cada um com as suas características, mas todos tendo em comum a total entrega às suas missões, a valia dos resultados e o engrandecimento de Vila do Conde", acrescentou Vítor Costa.

As distinções foram outorgadas ao Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga, ao dirigente histórico associativo, Eduardo Pinto, e aos atletas olímpicos vilacondenses João Paulo Azevedo (tiro), Messias Baptista (canoagem) e Raquel Queirós (ciclismo). Após terem recebido, das mãos do Presidente, as respetivas distinções, usaram da palavra, manifestando a sua satisfação pela homenagem pública prestada.

A cerimónia contou com a atuação do Barítono Luiz Filipe Marques acompanhado pelo Quinteto de Cordas constituído pelos músicos Anna Pereira e Ruben Fangueiro violinos, Emídio Ribeiro viola, António Oliveira violoncelo e Paulo Boaventura contrabaixo.

ortiga
eduardo