Conselho Municipal de Educação

2021/07/21

O Conselho Municipal de Educação reuniu ontem, no Centro Municipal de Juventude, para fazer o balanço do ano letivo 2020/2021 e traçar as linhas orientadoras para 2021/22, tendo como tema principal o arranque do ano letivo e a apreciação do plano de transportes.

A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, na abertura da reunião sublinhou o empenho e a capacidade de adaptação das escolas, dos alunos e das famílias, face ao contexto pandémico e apresentou o seu reconhecimento a toda a comunidade.

Quanto ao próximo ano letivo a Dr.ª Elisa Ferraz fez um ponto de situação relativamente aos diversos domínios das competências municipais, designadamente: a contratualização de docentes para as Atividades de Enriquecimento Curricular, o fornecimento de refeições escolares e a contratação de pessoal não docente, procedimentos que se encontram em curso . Deu ainda a conhecer que a Câmara Municipal, no âmbito das medidas da Ação Social Escolar, irá facultar os Cadernos de Atividades aos alunos do 1.º Ciclo beneficiários do Escalão A e B.

Ao nível do ensino artístico a Edil relevou o facto do nosso Concelho passar a dispor, através da Escola de Dança do Centro Municipal de Juventude, do Ensino Articulado da Dança, a partir do próximo ano letivo.

Os Diretores Escolares presentes fizeram um balanço das dificuldades, mas em simultâneo deram conta que as mesmas foram sendo superadas, fruto do profícuo trabalho em rede que foi desenvolvido no concelho, no qual o Município foi um parceiro determinante.

Nesta reunião a Presidente da Câmara propôs um Voto de Homenagem e Louvor ao Prof. António Ventura, que terminou o exercício de funções de Diretor do Agrupamento de Escolas Frei João e consequentemente neste Conselho, que foi aprovado por unanimidade.

Considerando que esta foi a última reunião deste Conselho, que está prestes a terminar o mandato, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Lúcio Ferreira, fez uma reflexão sobre a importância de acompanhar as políticas concelhias educativas, salientando Vila do Conde é reconhecida pela sua exemplar ação em prol do sucesso dos seus alunos.