Inauguração da Requalificação do Largo da Lameira

2021/06/21

A Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, e o Presidente da União de Freguesias Vilar/Mosteiró, Sr. Amândio Couteiro, presidiram ao ato inaugural da requalificação do Largo da Lameira, em Mosteiró, que decorreu este domingo.

Num ambiente de festa, foi descerrada uma placa alusiva à inauguração, com a bênção do espaço pelo pároco da freguesia, Pe. Augusto Miranda Silva, a que se seguiu um período de intervenções.

A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, destacou a importância do Largo da Lameira pela sua história centenária, salientando que o Município executou esta importante obra no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), com recurso a fundos comunitários.

A Dr.ª Elisa Ferraz referiu ainda que o principio que preside a estas requalificações reside na vontade de voltar a dar vida a largos como o da Lameira, situados em sítios especiais e centrais das freguesias, respeitando a sua identidade, valorizando o seu legado histórico, fortalecendo a sua centralidade, potenciando a utilização do espaço público e criando áreas de atividades lúdicas e recreativas ao ar livre. Acrescentou ainda que esta intervenção teve em conta o garante das condições necessárias para que ali se possa continuar a realizar a secular Feira da Lameira.

A Edil destacou ainda que a requalificação deste espaço de excelência realizou-se numa conjugação de esforços entre o Arq. Ricardo Gonçalves, cidadão da União de Freguesias de Vilar/Mosteiró, e técnicos do município, com o objetivo de manter a identidade do Largo da Lameira e assim garantir o “sentir das populações”.

Por sua vez, o Presidente da União de Freguesias, o Sr. Amândio Couteiro, manifestou a sua alegria pela concretização desta obra, “um sonho com vários anos e que só agora foi possível concretizar”, reconhecendo que esta obra “só foi possível com a determinação de uma pessoa, que ao longo dos últimos anos nos apoiou e criou condições para concretizar este sonho: a Dr.ª Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal”.

No ato inaugural, também estiveram o Presidente da Assembleia Municipal, Executivo Municipal, Presidentes de Junta e de Assembleia de Freguesias, movimento associativo concelhio e outras entidades, bem como a população local.

A animação esteve a cargo da Escola de Dança da Juventude Unida de Mosteiró e do Grupo de Dança do Honra e Dever / Dance Republic que contagiaram o público com a alegria das suas atuações.

Esta importante intervenção, que se traduz num investimento de 560.000,00€, foi realizada no âmbito das soluções definidas para a Área de Reabilitação Urbana (ARU) desta freguesia.

amvc_inauguracao_do_largo_da_lameira_mosteiro__mg_9518_face
amvc_inauguracao_do_largo_da_lameira_mosteiro__mg_9544_face