Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Vila do Conde: celebrou os 109 anos da implantação da República

Dsc 0287 fb 1 736 420
2019/10/07

Assinalou-se, no passado dia 5 de outubro, o 109.º aniversário da implantação do regime republicano, em homenagem aos que, em 1910, contribuíram para a mudança de regime em Portugal.
A cerimónia oficial realizou-se na Praça Vasco da Gama, com atuação da fanfarra e revista ao Corpo Ativo de Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, a que se seguiu o hasteamento da Bandeira Nacional, com crianças e jovens das nossas escolas a entoar o Hino Nacional.
A cerimónia prosseguiu com um minuto de silêncio em memória do Prof. Doutor Diogo Freitas do Amaral.
Na sua intervenção, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, saudou os presentes e destacou a grande importância que atribui a esta histórica data, enfatizando que o “5 de Outubro” sempre foi comemorado em Vila do Conde, mesmo quando, de uma forma anacrónica, se decretou o fim deste feriado.
A Presidente lembrou que a data assinala a transição política para o caminho da democracia, deixando a garantia que a Câmara Municipal a continuará a celebrar, dando mais um contributo para a sua consolidação.
Nas suas palavras, “consolidar significa aplaudir, como hoje aqui fazemos, significa ter sentido crítico e dizer nunca mais aos períodos que foram negros na nossa história, é dizer presente ativamente com os nossos contributos para o futuro deste país que é o nosso, na certeza de que, deste modo, estaremos a dar importantes e decisivos contributos na solidificação dos princípios da cidadania e no fortalecimento da unidade nacional”.
Seguiu-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante uma numerosa e interessada assistência, uma conferência proferida pelo Prof. Doutor Francisco Louçã, intitulada “A Democracia e a República podem sobreviver ao poder financeiro?”, cuja presença em Vila do Conde foi também destacada pela Dr.ª Elisa Ferraz.
No momento foi ainda apresentado pela Dr.ª Marta Miranda o “Vila do Conde – Boletim Cultural nº3”.
O programa culminou com uma romagem de saudade ao cemitério do Monte do Mosteiro, na qual o Dr. António do Carmo Reis proferiu uma intervenção alusiva à celebração, finda a qual foi depositada uma coroa de flores em memória de todos os Republicanos já desaparecidos.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia