Projeto inovador de combate ao insucesso escolar

2019/09/06

Realizou-se uma sessão de esclarecimento dirigida aos professores do 1º ciclo sobre o Projeto Octante, um projeto municipal de combate ao insucesso escolar. A sessão foi conduzida pela Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Dr.ª Lurdes Alves, acompanhada pela Chefe de Divisão da Educação, Dr.ª Jacinta Costa, que explicou pormenorizadamente os objetivos do projeto dando conta das linhas de ação e atividades previstas.

Para além de pretender combater e diminuir o risco de insucesso escolar, o Projeto Octante tem ainda como objetivos aproximar a família à escola, reforçar a inclusão no meio escolar e potenciar o sucesso educativo com recurso às tecnologias e conteúdos digitais.

Numa primeira ação, intitulada “Todos no mesmo barco”, foram abrangidos 2900 alunos do 1º ciclo do ensino básico, provenientes de 33 escolas do concelho, tendo estado envolvidas equipas multidisciplinares de professores, psicólogos e assistentes sociais.

As próximas ações preveem ações de capacitação para pais / encarregados de educação, docentes e não docentes, o desenvolvimento de programas de intervenção em grupo para crianças e pais do 1º e 2º ano, assim como a criação de laboratórios digitais, dinamização de eventos envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o desenvolvimento do programa “Erasmus TIC”.

O programa tem a duração de três anos e conta com um investimento de mais de 500 mil euros, tendo frequentes monitorizações para avaliar os objetivos, que passam pela redução de 25% da taxa de retenção e desistência e de 10% no número de níveis negativos na avaliação.