Alargamento do “Cruzamento do Costa” já é uma realidade

2019/07/29

No passado sábado, Gião e os gianenses viveram um momento marcante na história da freguesia: finalmente viram resolvido o estrangulamento do cruzamento com as ruas Gião do Meio e Santo Estevão, na EN 306, um problema que persistiu durante décadas e para o qual a população exigia uma solução.

A obra de requalificação do “Cruzamento do Costa” consistiu no alargamento da via e na construção de passeios, uma solução alcançada graças à ação benemérita dos proprietários/herdeiros das famílias Pedrosa e Costa e à conjugação de esforços entre a Junta de Freguesia de Gião e a Câmara Municipal de Vila do Conde.

Na sua intervenção, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, enalteceu o papel de todos, dizendo que “estamos perante uma melhoria histórica para a freguesia de Gião e para o concelho de Vila do Conde”. Deixou um reconhecimento ao trabalho e à persistência do Sr. Bernardino Alves, Presidente da Junta de Freguesia, um bem-haja às famílias que doaram as casas para demolição e parcelas de terreno e ainda uma palavra de apreço à equipa técnica da autarquia envolvida neste processo.

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Gião expressou a sua alegria e orgulho pela concretização da obra, agradecendo a todos os envolvidos. Referiu também que, em colaboração com a Câmara Municipal, estão agora a ser desenvolvidas as diligências necessárias, junto das Infraestruturas de Portugal, para que ali sejam instalados semáforos, de forma a garantir a segurança de automobilistas e peões.

Marcaram ainda presença neste ato as famílias Pedrosa e Costa, o Presidente da Assembleia Municipal de Vila do Conde, Vereadores, Presidente da Assembleia de Freguesia de Gião, Presidentes de Juntas de Freguesia, outros autarcas, representantes do movimento associativo de Gião, entre outras entidades.