Dia do Pescador evocado em Vila do Conde com alerta para os riscos provocados pelo grave problema de assoreamento na foz do rio Ave

Amvc dia nacional do pescador assoreamento foz do ave dsc 8355 face 1 736 420
2019/05/30

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, fez esta tarde uma viagem a bordo de uma embarcação de pesca local, utilizada diariamente por pescadores vilacondenses, para se solidarizar e, sobretudo, comprovar in loco o risco que estes correm, na saída e entrada da barra de Vila do Conde.
Com esta iniciativa, em que também participaram os Vereadores Eng.º Paulo de Carvalho e a Dr.ª Dália Vieira, e que contou com a presença da Comunicação Social, a Presidente da Câmara teve o objetivo de reforçar os alertas feitos às entidades competentes para que seja realizada uma dragagem de emergência no imediato e seja também rapidamente decidido pelo Governo a instalação permanente de uma draga.
A Dr.ª Elisa Ferraz também sublinhou que, para além da foz do Ave, as futuras dragagens devem contemplar o canal do Ave, entre a foz e o núcleo de recreio, incluindo a área da marina, lançando ainda um alerta para que, no cenário da barra poder vir a encerrar, isso traria graves consequências, não são só para os pescadores e para as suas famílias, mas também para outras atividades como a construção naval, os desportos náuticos e a atividade da marina.
Esta ação foi marcada a na véspera do Dia Nacional do Pescador, que se celebra amanhã, dia 31, como forma de homenagear e enaltecer a garra com que os nossos pescadores enfrentam na sua dura atividade.