Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

2019/03/15

Celebra-se hoje, 15 de março, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
Para assinalar esta data especial o Município de Vila do Conde a convite da DECO/ Associação Para a Defesa do Consumidor, esteve no Programa Alô Ricardo, do Porto Canal a partilhar o trabalho desenvolvido no âmbito do protocolo entre a autarquia e esta associação, nomeadamente, no que diz respeito às inúmeras iniciativas e projetos de educação do consumidor promovidos em parceria e também do trabalho realizado no apoio aos munícipes através do Gabinete de Orientação Financeira e de Apoio ao Sobreendividado .
A Vereadora da Defesa do Consumidor, Dr.ª Dália Vieira, presente no programa, fez ainda referência à comemoração, em 2019, dos 30 anos de existência do CIAC /Centro de Informação Autárquica ao Consumidor.
Dando continuidade ao trabalho de proximidade desenvolvido ao longo destes 30 anos de existência do CIAC, a autarquia pretende promover a divulgação do serviço e a difusão dos Direitos do Consumidor, através da realização de um conjunto de ações informativas e formativas em todo o concelho.
A maioria das atividades previstas contarão com o apoio e a participação das Juntas e União de Freguesias de Vila do Conde, e pretendem sensibilizar e esclarecer toda a população para a temática da Defesa do Consumidor, capacitando os cidadãos para enfrentarem os novos desafios da a era digital e poderem defender os seus interesses e direitos enquanto consumidores.
A comemoração dos 30 anos assinalará ainda o dia 6 de Outubro, data da abertura do CIAC, em 1989, com a realização de uma atividade de âmbito mais alargado a divulgar oportunamente.