Câmara Municipal de Vila do Conde promove projeto de combate ao insucesso escolar

2019/02/08

Com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, e da Vice-Presidente, com competências na Educação, Dra. Lurdes Alves, será apresentado publicamente à comunidade, na próxima terça-feira, dia 12 de fevereiro, pelas 10h30, no Centro de Memória, o projeto “Octante”, que visa a promoção da coesão social e combate ao insucesso e ao abandono escolares.
Esta iniciativa abrange cerca de 2.900 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, provenientes de 33 escolas do concelho, estando previstas algumas ações direcionadas para o 2º ano de escolaridade, face às elevadas taxas de retenção.
O projeto pretende criar dispositivos de apoio complementar aos Planos Estratégicos de Promoção do Sucesso Escolar (PEPSE) dos agrupamentos de escolas, aprovados pelo Ministério da Educação, permitindo colmatar necessidades identificadas e que cuja cobertura não seria viável através dos PEPSE.
Uma das necessidades identificada, transversal a todos os PEPSE, relaciona-se com a dinamização de equipas multidisciplinares que integrem, designadamente, técnicos de psicologia e de serviço social, sendo que, através do projeto Octante, os agrupamentos de escolas passarão a ter, nos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do ensino básico, os serviços de 5 psicólogos e de 5 assistentes sociais.
O projeto Octante tem enquadramento no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Área Metropolitana do Porto (PIICIE) e foi objeto de candidatura ao Programa Regional do Norte – Norte 2020.