Circular – Festival de Artes Performativas

2015/09/25

De 26 de setembro a 3 de outubro, vários locais de Vila do Conde serão o palco da 11ª edição do Circular, Festival de Artes Performativas.

A organização deste evento cultural preparou um programa em que, durante uma semana, o público poderá assistir a diferentes propostas artísticas que passam pela dança, teatro e música. Um conjunto de atividades paralelas (conversas, lançamento de livro e workshop) irão complementar o festival, permitindo ao público uma relação mais aprofundada, e sob diferentes perspetivas com o artista e a sua obra.

A abrir a edição de 2015, o Circular dá a conhecer o coreógrafo brasileiro Volmir Cordeiro, com uma das suas mais recentes criações, “Inês”, sábado, às 18h, no Teatro Municipal.

A encerrar o primeiro fim de semana do festival, Vila do Conde recebe, domingo, às 15h, no Teatro Municipal, a companhia teatral britânica “Forced Entertainment” para apresentar “Quizoola!”. Baseado num texto do encenador e diretor desta companhia, Tim Etchells, o espetáculo conta com a interpretação dos convidados portugueses: Jorge Andrade, Pedro Penim e Vera Mantero.

O segundo fim de semana do festival é marcado pelas estreias absolutas do espetáculo de dança “O céu é apenas um disfarce azul do inferno” de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão (dia 2 às 21h30 no Auditório Municipal), pela apresentação única do concerto “Silvo – Umbra” de Jonathan Saldanha (dia 2 às 22h30 na Capela do Socorro) e por “Autointitulado” de João dos Santos Martins e Cyriaque Villemaux (dia 3 às 21h30 no Teatro Municipal).

Ainda no dia 3 de outubro, às 17h, o Centro de Estudos Regianos vai acolher uma conversa com os coreógrafos Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão. Mais tarde, às 19h, no Auditório Municipal, sobe ao palco o espetáculo de dança “In the fall the fox”, criado e interpretado por Sónia Baptista.

Este festival irá passar ainda por outros locais da cidade do Porto, tais como o Teatro Rivoli e Mala Voadora.