Presidente visita a Europac em Guilhabreu

2015/06/05

A Europac, empresa de sucesso na produção e transformação de cartão ondulado, instalada em Guilhabreu e que emprega 109 pessoas, recebeu a Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, o Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Pio Alves, que se encontra em visita pastoral aquela freguesia, o Padre Carlos Duarte e o Presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Moreira.

A Europac pertence a um grupo espanhol que está presente em todos os setores da indústria do papel, cartão e embalagem, com unidades em Portugal, Espanha, França e Marrocos. Tem como missão oferecer produtos e serviços no setor da embalagem a partir de matéria-prima natural, reciclável e renovável. Esta empresa produz embalagens para todo o tipo de setor de atividades, desde a agricultura até à indústria pesada.

Numa visita bastante pormenorizada e alargada às instalações desta unidade, a Dr.ª Elisa Ferraz e D. Pio Alves ficaram também a conhecer a inovadora palete de cartão ondulado, produzida em Guilhabreu, que tem uma capacidade de suporte até 500 quilos. Esta plataforma tem vantagens ambientais, logísticas e de custos em relação às tradicionais paletes de madeira.

Ao abrigo do Quadro de Referência de Estratégia Nacional (QREN), a Europac investiu recentemente na aquisição de uma nova máquina, no valor 4,5 milhões de euros, que vai permitir um aumento na produção e melhorar a qualidade de impressão nas embalagens produzidas.

No final da visita, a Dr.ª Elisa Ferraz felicitou os responsáveis da Europac pelo trabalho desenvolvido e pela sua capacidade de inovação, acrescentando que foi muito interessante verificar todo o processo de produção de uma embalagem até chegar às mãos dos consumidores.