Visitas às freguesias de Mindelo e Vila Chã

2015/04/08
A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, esteve ontem de visita às freguesias de Mindelo e Vila Chã acompanhada pelo Vereador do Desenvolvimento Concelhio, Dr. José Aurélio Baptista.

Em Mindelo foram recebidos pela Presidente da Junta de Freguesia, Dr.ª Paula Torres, pela Secretária Leonor Chasco e o Tesoureiro José Ramos, visitando diversos locais da freguesia como o Cemitério, onde foi analisada a necessidade de alargamento, assim como as Ruas da Agra de Cima, Burgal, Paris, Madrid e Oásis, onde foram avaliadas eventuais obras de alargamento e pavimentação. Foi ainda avaliada a pretensão da Junta de Freguesia para a abertura de um novo arruamento que ligue a freguesia a Vila Chã (Rua do Revolto).

Seguiu-se o Centro Social e Paroquial de Mindelo, com uma visita guiada pelo Padre Joaquim Ferreira às instalações que foram alargadas e renovadas em 2013 e acolhe cerca de 140 crianças em creche e jardim-de-infância, 35 idosos em centro de dia e prestam apoio domiciliário.

Posteriormente foram realizados encontros com a Comissão de Festas de S. João Evangelista, Associação de Artes Marciais Unidas, Associação de Cultura e Desporto de Mindelo, Conferência Vicentina, Corpo Nacional de Escutas e a Associação do Rancho Regional de Mindelo, todos eles dando a conhecer o trabalho desenvolvido e os objetivos futuros.

Em Vila Chã a Presidente da Câmara e a equipa municipal reuniram com a Junta de Freguesia na presença do Tesoureiro, Ernesto Salgueiro, e Secretário, Henrique Santos, e Presidente da Assembleia de Freguesia, Armando Lopes, estando ausente o Presidente da Junta, Benjamim Moreira por motivos de ordem pessoal de última hora. Nesta deslocação foram sinalizadas algumas obras que a Junta gostaria de ver concretizadas, nomeadamente nas Ruas Fonte Viana, Castelo, nos abrigos dos pescadores e a ligação da freguesia a Mindelo através da Rua da Cabreira.

Na visita à Paróquia, o Padre Joaquim Ferreira deu a conhecer o projeto de construção da Casa Mortuária, seus acessos e parque de estacionamento, para o que já foi adquirido um terreno ao lado da Igreja Paroquial, estando a concretização da obra orçada em 273 mil euros.

A jornada de trabalho continuou com a Conferência Vicentina, Associações Terramar, Juvenil, Desportiva, de Pesca, o Rancho Danças e Cantares das Lavradeiras e o Grupo Folclórico dos Pescadores.

No final de mais um dia da iniciativa “Vila do Conde, freguesia a freguesia”, a Presidente de Câmara referiu que estas visitas são muito produtivas e que estes contactos diretos com as populações permitem uma visão alargada da realidade do concelho.