Manoel de Oliveira, um amigo de Vila do Conde

2015/04/02
Faleceu esta manhã, com 106 anos de idade, o ilustre cineasta Manoel de Oliveira, figura de referência da Cultura portuguesa e do cinema mundial.

Vila do Conde teve a honra de o receber em diversas circunstâncias, sendo um município pelo qual o Mestre nutria um particular apreço, muito pelas suas fortes ligações de amizade e parceria com o escritor José Régio e o seu irmão Júlio-Saúl Dias, e também com o Padre João Francisco Marques, que foi, até ao seu recente desaparecimento, o Presidente do Centro de Estudos Regianos.

Este relacionamento com o nosso concelho também pode ser referido pela sua relação com a escritora Agustina Bessa-Luís, cujo nome foi dado à Escola Básica situada na freguesia de Bagunte, e com uma vasta obra literária que forneceu diversos argumentos a produções cinematográficas do prestigiado cineasta.

Manoel de Oliveira regista um percurso notável ao longo da sua longa vida, sendo o realizador português mais conhecido em toda a história do cinema, com muitas das suas criações premiadas em grandes festivais e aplaudidas pela exigente crítica internacional.