Presidente da Câmara nas freguesias

2015/03/04
A Presidente da Câmara esteve na manhã de ontem na União de Freguesias Touguinha/Touguinhó, em deslocação incluída na iniciativa "Vila do Conde, freguesia a freguesia", acompanhada pelo Vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Concelhio, Dr. José Aurélio Baptista.

A primeira reunião de trabalho foi em Touguinha, tendo estado presentes os membros da União de Freguesias, responsáveis pela Comissão de Festas de St.º António do Monte e o Presidente da Associação Desportiva Cultural e Recreativa. O Presidente da Junta, Ilídio Gomes, fez uma explanação do trabalho que tem sido desenvolvido em prol da comunidade das duas freguesias.

Seguiu-se a visita ao Centro Social e Paroquial de Touguinha, instituição que tem um papel social importantíssimo nas áreas da Infância e da 3.ª Idade com Lar de Internamento. O Padre Joaquim Amorim partilhou o seu sonho de construir um novo Centro em Touguinhó.

A Dr.ª Elisa Ferraz analisou situações várias nas duas freguesias, conjuntamente com a Junta, como a necessidade de alargamento da Av. da Mata, a concretização da obra de ampliação do Cemitério, em Touguinha, e, em Touguinhó, foi vista a conveniência de terminar a pavimentação na Rua Beira Rio e a correção do pavimento na Rua Vila Amor.

Em Touguinhó realizou-se também uma reunião com o Pe. Monfortinho Manuel Peixoto, com uma visita à Igreja Paroquial, onde foi avaliada a necessidade de instalação de uma nova rede elétrica, seguida de uma deslocação à Residência Paroquial onde decorre a catequese.

Durante a tarde foi a vez da União de Freguesias de Rio Mau/Arcos. Na freguesia de Rio Mau as reuniões decorreram com as diferentes instituições como o Grupo Desportivo e Cultural, Rancho Folclórico Trajes Danças e Cantares e uma nova Associação – OMNIUM ANCORA.

Em Arcos as reuniões foram muito participadas e decorreram com a Associação Cultural e Desportivo, Grupo Musical Cavaquinhos de Arcos, Escuteiros, APEARCOS – Associação de Pais e Encarregados de Educação, Movimento Vive Mais Arcos e Amigos da Bola. Os dirigentes das freguesias deram a conhecer a atividade desenvolvida e os seus objetivos futuros.

Existiram ainda reuniões com os padres Domingos Novais (Rio Mau) e o Pe. Manuel Sá Ribeiro (Arcos).

Em Rio Mau foi constatada a necessidade premente do alargamento do Cruzamento da Escola Velha e a possibilidade de pavimentações de três arruamentos e em Arcos foi avaliada a construção de um passeio na Ponte Nova.

No final do dia a Presidente realçou o bom trabalho que as Uniões de Freguesia estão a levar a cabo, com a criação de novas sinergias, quer com a população em geral quer com as instituições locais.