Comunidade Educativa recebida no Teatro Municipal

2018/09/10

Comunidade Educativa recebida no Teatro Municipal

O Município de Vila do Conde promoveu, esta manhã, a habitual Receção à Comunidade Educativa, numa sessão cuja mesa foi presidida pela Dra. Elisa Ferraz, Presidente de Câmara Municipal, na presença, entre outros, do Diretor Regional de Educação do Norte, Dr. José Mesquita, da Vice-Presidente da edilidade, Dr.ª Lurdes Alves e do Vereador do Património Municipal, Engº Paulo de Carvalho.
A Dr.ª Elisa Ferraz começou por saudar todos os presentes, referindo que esta receção é um momento muito importante para todos aqueles que contribuem, ano após ano, para um ensino qualificado, fazendo com que o nosso concelho seja uma referência a nível nacional. Dissertou sobre vários dos assuntos que interessam à comunidade educativa, e deixou a certeza de que o Município de Vila do Conde, no início de mais um ano letivo, tem tudo pronto nas áreas que são da sua competência, como a rede concelhia de transportes, a gestão do pessoal auxiliar, o sistema de refeições escolares ou a colocação de professores das AEC’s (Atividades Extra Curriculares), por forma a que, como tem acontecido, tudo decorra com absoluta normalidade e aproveitamento, e sejam atingidas as desejadas metas de sucesso escolar.
No Parque Escolar é de salientar as obras de requalificação que estão a decorrer na Escola EB 2,3 Júlio Saúl Dias/Vila do Conde, onde está a ser construído, no seu logradouro, um novo Centro Escolar dotado de jardim de infância e primeiro Ciclo. Em fase de conclusão estão as obras de ampliação e requalificação da Escola Básica da Quinta, em Fajozes, que permitirão dotar este estabelecimento de ensino de condições ainda mais adequadas à atividade letiva que ali se desenvolve. Serão ainda executadas obras significativas de alargamento da Escola EB n.º 1 dos Correios/Vila do Conde.
A Vice-Presidente da Câmara, Dr.ª Lurdes Alves, que tem o pelouro da Educação, destacou, na sua intervenção, um novo programa a ser implementado este ano letivo designado “Todos no mesmo barco”, bem como a criação de laboratórios digitais, fixos, em escolas de maior dimensão, e móveis, através de uma carrinha, para as escolas de menor dimensão.
Na receção à comunidade educativa, em que estiveram também presentes os Vereadores Dr. Pedro Gomes e Dra. Dália Vieira, os diretores dos Agrupamentos de Escolas e da Escola Secundária José Régio, os dirigentes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo e da Escola Superior de Media, Artes e Design, da Escola Profissional de Vila do Conde, do CESAE, e do Conservatório de Música de Vila do Conde, assim como os representantes dos Conselho Municipal de Educação, das Associações de Pais e Encarregados de Educação e das Instituições Particulares de Solidariedade Social, para além de um elevado número de professores e pessoal não docente.
A finalizar a sessão, a Dr.ª Elisa Ferraz voltou a assegurar o envolvimento da Câmara Municipal no reforço do apoio e da proximidade com toda a comunidade escolar, frisando a determinação do Executivo Municipal em assegurar que o setor da Educação continue a ser uma das grandes prioridades do Município de Vila do Conde.