4 milhões de euros para o Centro Comunitário das Caxinas

2018/02/05

4 milhões de euros para o Centro Comunitário das Caxinas

Perante uma assistência interessada e numerosa, a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pela Vice-Presidente, Dr.ª Lurdes Alves, e pelos Vereadores Dr. Pedro Gomes, Eng.º Paulo Carvalho e Dr.ª Dália Vieira, apresentou, na passada sexta-feira, à comunidade o projeto do novo equipamento, designado por Centro Comunitário das Caxinas, cujo investimento rondará os 4 milhões de euros, sendo suportado a 100% pelo orçamento municipal, e cujo prazo de execução é de 24 meses.
A Dr.ª Elisa Ferraz começou por explicar que o Centro Comunitário das Caxinas é uma proposta urbana que se pretende constituir como um pólo agregador da população de Caxinas, através da criação de um ponto de convergência e de encontro para esta comunidade, que seja efetivamente dinamizador de coesão social e de vivências urbanas saudáveis. Irá permitir, por um lado, a prática de diversas modalidades desportivas, e por outro, a existência de zonas de âmbito social, de estada, de usufruto e de convívio, cuja inclusão constitui um valioso contributo para a união da comunidade, para a melhoria da vida dos seus habitantes, e para o relacionamento transversal entre gerações.
Seguiu-se a apresentação pormenorizada do projeto pela empresa vencedora do concurso referindo que a solução desenvolvida concentra num único volume as estruturas físicas de maior impacto - o edifício central que inclui um campo de jogos interior, balneários, palco e uma zona autónoma afeta a atividades de âmbito social - libertando o resto do terreno para espaço público livre e espaço desportivo exterior de grande permeabilidade visual e transversal. Os diversos espaços exteriores diluem-se e sucedem-se entre si através de zonas exclusivamente pedonais.
No alinhamento do acesso público ao pavilhão desportivo é criada uma generosa praça de chegada e de receção, num equilíbrio entre zonas pavimentadas, zonas plantadas e zonas arborizadas que permitem zonas de sombra fomentando uma estadia mais prolongada.
Os dois campos de jogos exteriores - um campo sintético e um campo de areia - formam, em conjunto com as bancadas respetivas e o edifício central de balneários de apoio a ambos os campos, um polo de atividade desportiva exterior. Esta área, embora delimitada e vedada, pretende assim ter uma relação extrovertida com a comunidade local, de modo a atrair as pessoas a integrar práticas desportivas.
Haverá ainda dois jardins: o Jardim da Av. Cidade de Guimarães encontra-se a cerca de 0,60m acima da rua, altura que lhe confere tranquilidade, autonomia e segurança na circulação e será animado pelo futuro café exterior com esplanada, pelos parques infantil e de manutenção e pelo acesso à zona de âmbito social localizada no primeiro piso do edifício central. Já o Jardim da Rua Agra Longa constitui uma zona de descanso e pausa, criado como ponto de chegada a partir do Parque João Paulo II.
Com acesso através da Rua Agra Longa, é criado um Parque de Estacionamento Público para apoio aos utilizadores deste equipamento.
A obra será alvo de um concurso público internacional, e terá, ainda, de ser ratificada pelo Tribunal de Contas.