Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Formação

Formação em Línguas

Formação em Línguas - Inglês, Alemão e Espanhol – cursos extensivos (ano letivo) e intensivos (um mês), com vários níveis a decorrer no Centro M. Juventude (Manitoba).

Português para estrangeiros (aulas individuais): a decorrer no Centro (Manitoba).

Formação Escolar e Profissional

Cursos de aprendizagem de nível 4, com equivalência ao 12º ano, para jovens com o 9º ano de escolaridade. Confere certificado de formação profissional. A decorrer no Centro Municipal de Juventude (CESAE).

EFA: Educação e Formação de Adultos – para desempregados. Permite a conclusão dos 9º e 12º anos de escolaridade e simultaneamente a realização de um curso de formação profissional. (CESAE).

Cursos de Especialização Tecnológica – para jovens com o 12º ano de escolaridade completo (CESAE).
CQEP – Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional
para conclusão dos 9º e 12º anos, para adultos com experiência profissional (CESAE).


 Formação Artística

O Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde é uma escola de ensino especializado de música pertencente à rede de escolas de ensino particular e cooperativo. Apresenta um corpo docente estável com 24 professores dos quais mais de 88% possuem habilitações a nível de Licenciatura ou Mestrado, bem como qualificação
profissional para a docência.

A escola foi agraciada com a "Medalha de Mérito Municipal" pela Câmara Municipal de Vila do Conde em junho de 2007.

A oferta formativa compreende os seguintes cursos:
- O Curso de Pré-Iniciação em Música é direcionado a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5/6 anos.

- O Curso de Iniciação em Música destina-se a alunos inscritos no 1º ciclo do ensino básico, na rede pública ou em escolas do ensino particular e cooperativo. A frequência do Curso de Iniciação em Música, cumulativamente com a conclusão do 1º Ciclo do Ensino Básico, permite aos alunos o acesso ao Curso Básico de Instrumento mediante a realização de uma prova de selecção nos termos do nº 2, do artigo 45º, da Portaria nº 223-A/2018, de 3 de agosto.

- O Curso Básico de Música em regime articulado/supletivo destina-se a alunos com ou sem Iniciação em Música matriculados em escolas da rede pública ou da rede do ensino particular e cooperativo. Esta admissão está condicionada à prestação prévia de uma prova de selecção, nos termos do artigo 8º da portaria nº 223-A/2018, de 3 de agosto.

- O Curso Secundário de Música em regime articulado/supletivo destina-se a alunos matriculados em escolas da rede pública ou da rede do ensino particular e cooperativo. O ingresso neste curso faz-se mediante a realização de uma prova de acesso nos termos do número 1 do artigo 46º da Portaria nº 229–A/2018, de 14 de agosto.

Para mais informações consulte www.conservatorioviladoconde.pt 

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: 9h00/12h00 e 14h30/19h00
Telef.: 252 633 520 / 93 554 50 24
E-mail: conservatorio@adapvc.pt 

 

Escola de Dança

Visando a formação vocacional de alunos de todas as idades, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, desde 1995, um espaço no âmbito da dança contemporânea através da Escola de Dança.

O ensino da dança nesta Escola visa a interiorização de novas linguagens e a descoberta de diferentes formas de expressão, incentivando e desenvolvendo um processo de aprendizagem assente na análise, pesquisa e criatividade, inerente a qualquer área artística.

Constituem objetivos principais deste projeto:

  • Mostrar e provar que a dança pode ser para todos, considerando que cada indivíduo tem, desde que reúna vontade e dedicação, mil e uma possibilidades de crescer seja em que área for. Neste sentido foram criados cursos com objetivos diferentes de formação, um mais completo denominado de curricular e outro mais descomprometido intitulado de livre.
  • Ensinar e trabalhar a dança enquanto linguagem e objeto artístico, não a reduzindo a uma vertente lúdica e/ou a aspetos físicos técnicos. Além da aprendizagem de diversas técnicas de dança, os cursos assentam num conjunto de conteúdos diversos com vista a uma formação global do aluno.
  • Privilegiar a individualidade do aluno, ajudando-o a adquirir maior autonomia, identidade própria e incentivando-o no desenvolvimento das suas capacidades criadoras e comunicativas.

Informações:
Secretaria da Escola
Av. Júlio Graça, n.º 580
4480-754 Vila do Conde
telef: 252 645 843 | e-mail: escoladanca.cmj@cm-viladoconde.pt

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia