Vila do Conde e Ferrol mais próximos

2023/07/22

Comemoração dos 50 anos de Geminação entre Vila do Conde e Ferrol

Hoje celebram-se os 50 anos da Geminação de Vila do Conde com Ferrol, um marco histórico para as duas comunidades.

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, recebeu a comitiva de Ferrol, nos Paços do Concelho, afirmando que “esta casa também pertence aos nossos queridos amigos de Ferrol”. De seguida, o Alcalde de Ferrol, José Manuel Varela, expressou sua gratidão pela forma como são sempre recebidos elogiando o edifício histórico.

A abertura da Sessão Solene no Teatro Municipal foi feita ao som do tema "Gente de um só coração" por Paulo Praça, seguindo-se da intervenção de Marta Miranda, que guiou todos os presentes, numa uma viagem no tempo, contextualizando a história da geminação.

Os Presidentes do Real Coro Toxos e Froles e do Rancho da Praça - Rendilheiras de Vila do Conde, principais impulsionadores desta geminação, partilharam palavras emotivas e muito gratas por esta união, que celebra hoje cinco décadas de história. Vítor Costa e José Manuel Varela enfatizaram a importância deste momento e o que o mesmo representa para o fortalecer de laços entre as duas comunidades.

A emoção tomou conta do momento do Descerramento da Placa Toponímica, na inauguração da Rua Real Coro Toxos e Froles, perpetuando a união dos dois povos. O Real Coro Toxos e Froles e o Rancho da Praça - Rendilheiras de Vila do Conde brindaram, todos presentes, com atuações de dos temas “Himno de Galicia” e “As Rendilheiras”, respetivamente.

Esta comemoração foi apenas mais um capítulo de uma história que tem vindo a ser escrita em conjunto e que ficará, certamente, presente na memória de todos.