O Verão em Vila do Conde é sinónimo de Animação

2023/07/21

A Feira Nacional de Artesanato está de regresso a Vila do Conde para a sua 45ª edição, de 22 de julho a 6 de agosto.

Este ano, o certame que abrirá às 15 horas do próximo sábado, dedica particular atenção aos 50 Anos da Geminação de Vila do Conde com a cidade El Ferrol (Espanha). Duas cidades atlânticas e marinheiras, irmanadas pelo mar e pelas rendas.

Como novidade da presente edição da Feira Nacional de Artesanato, será realizado o Concurso Jovem Artesão 2023, promovido pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde e patrocinado pelo Crédito Agrícola.

O Concurso Jovem Artesão destina-se a galardoar um trabalho numa das áreas do Artesanato tradicional, selecionado por um Júri que decidirá até ao dia 30 de julho.

Com esta iniciativa pretende-se incentivar e dar destaque à criatividade dos jovens até 30 anos, assim se associando o evento à candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude 2026, para a qual foi já selecionada juntamente com as cidades de Izmir (Turquia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Tromso (Noruega).

A 45ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde contará com cerca de 200 artesãos, assegurando a cobertura geográfica do País, e recebendo, pela primeira vez, artesãos oriundos de Vila Real (trajes de Podence), Alcobaça (cerâmica), Ovar (Tanoaria), Alcanena (esculturas em pedra), Oeiras (olaria), Miranda do Corvo (tecelagem e estanho).

Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a Feira Nacional de Artesanato tem entrada gratuita, decorrendo num espaço frondoso e apetecível, ao ar livre, num recinto com 11.000 m2, onde os cerca de 200 artesãos participantes exibem as suas artes e saberes ancestrais.

A 30 julho acontece um dos momentos mais emblemáticos do evento, com a celebração do Dia da Rendilheira, onde várias dezenas de rendilheiras, espalhadas pelo recinto, mostram ao vivo como “nasce” o ex-libris do artesanato de Vila do Conde: as Rendas de Bilros.

Destaque ainda para as Jornadas Gastronómicas, as quais, sem sair do recinto, permitem aos visitantes percorrer o País de Norte a Sul, fazendo uma viagem pelo melhor da Cozinha Portuguesa.

45ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde

De 22 julho a 6 agosto 2023

Jardins da Av. Júlio Graça

ENTRADA LIVRE

Organização: Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e Câmara Municipal de Vila do Conde

2ª a 5ª Feira – 17h00 às 24h00

6ª, Sáb e Dom – 15h00 às 24h00

www.feiranacionaldeartesanato.com

www.facebook.com/feiraartesanatoviladoconde

cartaz FNA 2023

Os míticos Gipsy Kings, lendas da rumba e do flamenco, com mais de 30 anos de sucessos nos palcos e 60 milhões de discos vendidos, vão marcar presença em Vila do Conde.

No sábado, 22 de julho, às 22h30, no Cais da Alfândega, venha dançar ao som de Bamboleo, Volare, Baila Me ou Djobi, Djoba, entre outros sucessos.

Uma verdadeira viagem ao passado, conduzida por André Reyes.

Contamos consigo!

1200x1200_gipsy_king

Esta semana, a iniciativa “Parque Ativo” lança um novo desafio: uma aula de Fight Do pelo Mar Fitness.

Esperamos por si, sábado, 22 de julho, às 10h30, no Parque de Jogos de Vila do Conde, para experimentar um programa de treino que combina movimentos do kickboxing e artes marciais com exercícios desportivos.

Entrada Livre!

Parque Ativo