Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

A Feira Nacional de Artesanato está de regresso a Vila do Conde para a sua 45ª edição

2023/07/17

A Feira Nacional de Artesanato está de regresso a Vila do Conde para a sua 45ª edição, de 22 de julho a 6 de agosto.

Este ano, o certame que abrirá às 15 horas do próximo sábado, dedica particular atenção aos 50 Anos da Geminação de Vila do Conde com a cidade El Ferrol (Espanha). Duas cidades atlânticas e marinheiras, irmanadas pelo mar e pelas rendas.

Como novidade da presente edição da Feira Nacional de Artesanato, será realizado o Concurso Jovem Artesão 2023, promovido pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, em colaboração com a Câmara Municipal de Vila do Conde e patrocinado pelo Crédito Agrícola.

O Concurso Jovem Artesão destina-se a galardoar um trabalho numa das áreas do Artesanato tradicional, selecionado por um Júri que decidirá até ao dia 30 de julho.

Com esta iniciativa pretende-se incentivar e dar destaque à criatividade dos jovens até 30 anos, assim se associando o evento à candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude 2026, para a qual foi já selecionada juntamente com as cidades de Izmir (Turquia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Tromso (Noruega).

A 45ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde contará com cerca de 200 artesãos, assegurando a cobertura geográfica do País, e recebendo, pela primeira vez, artesãos oriundos de Vila Real (trajes de Podence), Alcobaça (cerâmica), Ovar (Tanoaria), Alcanena (esculturas em pedra), Oeiras (olaria), Miranda do Corvo (tecelagem e estanho).

Organizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, a Feira Nacional de Artesanato tem entrada gratuita, decorrendo num espaço frondoso e apetecível, ao ar livre, num recinto com 11.000 m2, onde os cerca de 200 artesãos participantes exibem as suas artes e saberes ancestrais.

A 30 julho acontece um dos momentos mais emblemáticos do evento, com a celebração do Dia da Rendilheira, onde várias dezenas de rendilheiras, espalhadas pelo recinto, mostram ao vivo como “nasce” o ex-libris do artesanato de Vila do Conde: as Rendas de Bilros.

Destaque ainda para as Jornadas Gastronómicas, as quais, sem sair do recinto, permitem aos visitantes percorrer o País de Norte a Sul, fazendo uma viagem pelo melhor da Cozinha Portuguesa.

 

45ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde

De 22 julho a 6 agosto 2023

Jardins da Av. Júlio Graça

ENTRADA LIVRE

 

Organização: Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e Câmara Municipal de Vila do Conde

Horário

2.ª a 5.ª Feira – 17h00 às 24h00

6.ª, Sábado e Domingo – 15h00 às 24h00

 

www.feiranacionaldeartesanato.com

www.facebook.com/feiraartesanatoviladoconde

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia