- Início
- Comunicação
- Gabinete de Comunicação
- Notícias
- 7 milhões para Plano de Ação Comunidades Desfavorecidas Vila do Conde (PACD VC)
7 milhões para Plano de Ação Comunidades Desfavorecidas Vila do Conde (PACD VC)
Vila do Conde está mais solidária e com mais futuro.
Realizou-se esta tarde, no Centro Municipal de Juventude, a apresentação pública do Plano de Ação Comunidades Desfavorecidas Vila do Conde (PACD VC), uma cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, do Sr. Secretário de Estado do Planeamento, Dr. Eduardo Pinheiro, e da 1ª Secretária da Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto, Engª Ariana Pinho.
O PACD VC é um instrumento inovador, que surge para enfrentar os desafios e promover a coesão social em Vila do Conde. Com um horizonte temporal entre 2022 e 2025, este plano, apresentado pelo seu coordenador, Manuel António Pereira, compromete-se a reduzir os índices de pobreza e exclusão social no concelho, abrangendo diversos públicos vulneráveis.
Este plano, que tem como pilares a inovação social e a coesão territorial, trata-se de um Instrumento de Política Pública Local Integrada, que prevê implementar, até dezembro de 2025, 12 operações, projetos e programas de Inovação Social, focados em três eixos distintos: Envelhecimento Ativo e Saudável, Educação e Saúde Mental, e Inclusão, Participação e Cidadania.
Durante o evento, o Presidente destacou que "hoje é um momento muito importante para Vila do Conde. Assinala-se uma mudança de paradigma, uma nova forma de olhar para a nossa comunidade". Vítor Costa enalteceu a presença de todas as instituições e entidades, afirmando que "isto faz-nos ver que seremos muito bem-sucedidos no nosso propósito”.
O PACD VC conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 5.666.000,00€ e um investimento da Câmara Municipal de Vila do Conde de 1.416.500,00€, com o qual se estima abranger diretamente mais de 50.000 pessoas.