PRR atribuiu 1,9 milhões de euros para obras na Igreja de Santa Clara e Matriz de Vila do Conde

2023/05/20

As obras de reabilitação, conservação e restauro da Igreja de Santa Clara e da Igreja Matriz de Vila do Conde vão receber apoios no valor de 1,65 milhões e 250 mil euros, respetivamente, no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural.

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, manifesta enorme satisfação pela atribuição de verbas que vão permitir intervenções de restauro, reabilitação e valorização, que garantam a preservação do património para as gerações vindouras e criem as condições para uma ampla e enriquecedora fruição cultural por parte dos visitantes.

Vítor Costa reconhece o empenho do Ministério da Cultura e da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) na concretização destes apoios e enaltece as várias diligências e esforços da Câmara Municipal na proteção e valorização do nosso património.

Recorde-se que, no passado dia 26 de março, foi celebrado um protocolo de cooperação entre o Município de Vila do Conde e a DRCN, na presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, com vista à reabilitação da Igreja do Mosteiro de Santa Clara e ao restauro e musealização do respetivo património móvel e integrado.

A Igreja de santa Clara, classificada como Monumento Nacional em 1910, é um templo do século XIV de estrutura gótica, mas também com caraterísticas manuelinas, barrocas e rococó. Na Capela dos Fundadores do século XVI encontram-se os túmulos do Infante D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, considerados das mais belas obras de escultura tumular em estilo manuelino.

A Igreja Matriz de Vila do Conde (séc. XVI) é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e do concelho e é também um dos mais significativos em estilo manuelino no país, apresentando elementos da arquitetura gótica e renascentista.