-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Dança e Teatro em destaque no último fim de semana de janeiro
Dança e Teatro em destaque no último fim de semana de janeiro

Este fim de semana propomos uma viagem até à época da expansão marítima portuguesa através do espetáculo de marionetas para toda a família “Peregrinação”. Com muito humor e boa disposição, a Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas sobe ao palco do Espaço Alfacena no sábado às 19h ou domingo às 16h00.
Na noite de sábado, no Teatro Municipal, a Esquiva Companhia de Dança apresenta “Acts of Cod”, um espetáculo de teatro e dança que conta a história do bacalhau e explora o impacto histórico, cultural e ambiental da pesca e do consumo deste peixe. No final, o público é convidado a participar numa conversa com o jornalista Abel Coentrão e Presidente da Associação Cultural Bind'Ó Peixe que se tem dedicado ao estudo da pesca do bacalhau.
Se ainda não visitou a exposição “Fragmentos dum Retrato de Portugal” de José Saramago, aproveite até domingo. Na passagem pelo Teatro Municipal fique a conhecer uma faceta inexplorada do escritor José Saramago como "fotógrafo ocasional".
Saiba mais aqui
Espetáculo "Peregrinação" para toda a família no Espaço Alfacena
No próximo sábado, às 19h e domingo, às 16h00, no Espaço AlfaCena, a Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas apresenta o espetáculo de teatro “Peregrinação”, um espetáculo de marionetas que surpreende pela originalidade e que retrata a época da Expansão Marítima Portuguesa. Com muito humor e boa disposição para toda a família.
Informações e reservas: fatimalafontana@gmail.com | 938 147 552
Organização: LAFONTANA - Formas Animadas
Fotografia: JP Martins
"Acts of Cod": espetáculo de teatro e dança da Esquiva Companhia de Dança sobre a história do bacalhau no Teatro Municipal de Vila do Conde
No próximo sábado, às 21h30, sobe ao palco do Teatro Municipal “Acts of Cod” de Tommy Luther, pela Esquiva Companhia de Dança.
Um espetáculo que conjuga teatro e dança para contar a história do bacalhau, desde a perspetiva do pescador e da sociedade à do próprio bacalhau, levando o espetador a explorar o impacto histórico, cultural e ambiental da pesca e do consumo deste peixe na humanidade e no mundo.
No final do espetáculo, o público é convidado a participar numa conversa com o jornalista Abel Coentrão, Presidente da Associação Cultural Bind'Ó Peixe que se tem dedicado ao estudo do património de Caxinas e Poça da Barca e da pesca do bacalhau.
Bilhetes à venda no Teatro Municipal ou na Bilheteira Online: https://bit.ly/3wdQVJk
"Fragmentos dum retrato de Portugal" por José Saramago
Até domingo, o Teatro Municipal de Vila do Conde apresenta a exposição intitulada "Fragmentos dum retrato de Portugal" que revela uma faceta inexplorada do escritor José Saramago como "fotógrafo ocasional".
Volvidos quase quarenta anos após o lançamento do livro "Viagem a Portugal" e no ano em que se inicia a celebração do centenário do nascimento de José Saramago, esta exposição mostra perto de três centenas e meia de imagens captadas durante a Viagem, que o autor selecionou, catalogou e legendou, onde revela interesses que apontam para quatro coordenadas fundamentais: paisagens, lugares, pessoas e atividades, monumentos e arte sacra.
Todas as fotografias apresentadas nesta exposição são da autoria de José Saramago, captadas em jornadas feitas nos anos de 1979 e 1980. As legendas das mesmas são igualmente da sua autoria e as citações retiradas de "Viagem a Portugal".
A exposição foi concebida e produzida pelo Centro de Estudos Ibéricos e pela Câmara Municipal da Guarda com curadoria de Rui Jacinto e Duarte Belo. Em Vila do Conde, a iniciativa é realizada no âmbito do projeto FOTO VC.
Horário
Terça a Sexta: 10h30/12h30 e 14h30/19h00
Sábado: 10h30/12h30 e 14h30/19h00 | 20h30/23h30 (em dias de espetáculo)
Domingo: 15h30/19h00
Cinema no Teatro Municipal "Crimes do Futuro"
Domingo | 16h00 e 21h30 | Teatro Municipal de Vila do Conde
"Crimes of the Future" mergulha num futuro não tão distante onde a humanidade aprende a adaptar-se a ambientes sintéticos. Esta evolução leva o ser humano para lá do seu estado natural, para uma metamorfose, alterando a sua composição biológica. Enquanto alguns abraçam o potencial ilimitado deste transhumanismo, outros tentam policiar o mesmo. Saul Tenser, é um apreciado artista que abraçou esta Síndrome de Evolução Acelerada, germinando órgãos novos e inesperados no seu corpo.
Com o seu parceiro Caprice, transforma a remoção destes órgãos num espetáculo para os leais seguidores se maravilharem em tempo real. Mas o governo e uma estranha subcultura estão atentos.
De: David Cronenberg
Com: Léa Seydoux , Kristen Stewart , Viggo Mortensen , Scott Speedman
107', M/16
Bilhetes à venda no Teatro Municipal de Vila do Conde