CMIA de Vila do Conde comemora 15 anos

2022/03/18

No próximo dia 22 de março, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde comemora 15 anos de atividade dedicados à promoção, apoio e desenvolvimento de iniciativas e ações no âmbito do ambiente e desenvolvimento sustentável.

Com o objetivo de assinalar esta data, o CMIA apresenta um programa que inclui a palestra “Manguezais urbanos de Macau: um tesouro costeiro / Macao's urban mangroves: a coastal treasure”, às 11h00, no Auditório Municipal, e a inauguração da exposição internacional “Mangroves: a coastal treasure”, no CMIA, às 16h30.

A palestra será proferida pela Prof.ª Cristina Calheiros e pela Prof.ª Karen Araño Tagulao do Instituto de Ciências e Ambiente da Universidade de São José de Macau e irá evidenciar o papel dos manguzais como soluções baseadas na natureza, os serviços de ecossistema que providenciam e em particular a sua contribuição para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas e para a resiliência das cidades costeiras.

A exposição internacional “Mangroves: a coastal treasure” apresenta-se pela primeira vez em Portugal, vindo de Macau para o CMIA de Vila do Conde. A exposição é da autoria do Instituto da Ciência e Ambiente da Universidade de São José, tem a coordenação da Prof. Karen Araño Tagulao e é composta por painéis científicos, fotografias e filmes que colocam em relevo a ação das zonas húmidas e dos mangais em particular na salvaguarda da linha costeira face a fenómenos como a poluição ou a subida do nível médio das águas do mar.

O CMIA é um equipamento municipal com a coordenação científico-técnica do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto que pretende contribuir para o desenvolvimento de ações de sensibilização e educação ambiental e monitorização de diversos descritores ambientais. Procura desta forma gerir esta informação de forma a contribuir para a melhoria da qualidade ambiental.