Recuperação de exemplares únicos de portas das celas do Mosteiro de Santa Clara

2021/03/31

A Câmara Municipal de Vila do Conde, através do Gabinete de Arqueologia Municipal, com o apoio dos Serviços Gerais do Município e em articulação com o promotor da futura unidade hoteleira, procedeu à recolha de duas portas no Mosteiro de Santa Clara.

Tratam-se dos únicos exemplares conhecidos das portas de celas (quartos) das monjas do Mosteiro. São maciças, feitas de carvalho e encontram-se em bom estado de conservação.

Foram recolhidas na zona do sótão do Mosteiro, onde terão sido recolocadas após as obras realizadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, na década de 1930.

As freiras do Mosteiro de Santa Clara pertenciam a uma ordem religiosa católica feminina de clausura. Uma parte do seu tempo era passado nas celas, em isolamento e oração, o que explica as características peculiares que estas portas apresentam. Nelas ainda é visível o óculo que permitia ver o interior das celas, assegurando que as mesmas estavam a cumprir com a regra. Simultaneamente, integram o postigo por onde receberiam alimentos e outros artigos, sem contactar diretamente com quem estava nos corredores.

Estas portas serão agora alvo de um processo de tratamento, que inclui a desinfestação, a limpeza e a consolidação, permitindo a sua integração no futuro Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara.