Queima de Judas 2021: espetáculo ganha novo formato

Queima do judas 1 1000 620
2021/03/30

Na sua 16ª edição, a Queima de Judas de Vila do Conde preparou uma programação que transita da rua para as plataformas digitais Youtube, Facebook e Instagram e para as casas das famílias, numa edição comunitária inédita. Com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, o espetáculo Queima de Judas é uma produção da Nuvem Voadora – Associação Cultural.

No próximo dia 3 de abril, véspera de Domingo de Páscoa, às 22h45, será transmitida uma recriação de uma radionovela, uma das grandes novidades desta edição, que irá envolver coletividades do concelho de Vila do Conde, atores e músicos, numa narrativa teatral sonora, em tom de sátira humorística, característica da Queima do Judas de Vila do Conde.

À meia-noite, como é tradição, será emitida a Queima e Leitura do Testemunho de Judas. Também numa lógica colaborativa e comunitária, o testamento é resultado de contributos anónimos da população, através de textos e depoimentos, que servem de inspiração para o texto final do Testamento de Judas.

A edição deste ano presta ainda homenagem ao poeta vilacondense Armando Ramalho (1959-2017), figura acarinhada da cidade, que deixou escritos espalhados por mesas de cafés. A organização homenageia este vilacondense com textos de vários poetas e artistas na revista fanzine “Sentença”.

Tendo em conta as regras de confinamento, as famílias são convidadas a criar flores-catavento e colocá-las na varanda como símbolo de renovação e de um novo ciclo, e são também desafiadas a criar o seu próprio “Judas no Quintal”, que poderão partilhar através de fotografias e vídeos nas plataformas digitais.