Vila do Conde assinala Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Maus tratos 2021  1  1 1000 620
2021/03/29

A Câmara Municipal e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila do Conde associam-se à Campanha que assinala abril como o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. As ações passarão pela iluminação do edifício dos Paços do Concelho em tons de azul e pela colocação de um laço azul, com 2 metros de altura, na entrada principal.

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Conde

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila do Conde, a funcionar na Câmara Municipal, desde 1996, é uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visa promover os direitos da Criança e do Jovem.

A CPCJ tem uma composição interdisciplinar e interinstitucional, tendo os seus membros formação em diferentes áreas e representando instituições diversas (Município, Segurança Social, IPSS, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, etc).

Em caso de situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde, formação, educação e desenvolvimento integral das crianças e jovens, a CPCJ de Vila do Conde deve ser contactada através dos seguintes meios:
- Telefone: 252 248 400
- Telemóvel: 92 418 79 20
- Email: cpcj.vilaconde@cnpdpcj.pt
- Presencialmente, de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 17h30, na Câmara Municipal.

Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

“Serei o que me deres…que seja amor”, volta a ser o mote desta campanha simbolizada pelo Laço Azul, fruto do gesto de Bonnie Finney que, em 1989, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus tratos. O azul representava as nódoas negras encontradas no corpo da criança.

Com esse gesto, Bonnie Finney quis fazer com que as pessoas se questionassem e protegessem as crianças de todas as formas de violência. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.