Eleições Presidenciais 2021: voto antecipado em confinamento obrigatório e mobilidade

2021/01/08

Na próxima eleição presidencial a decorrer no dia 24 de janeiro e, no contexto atual de pandemia, foram estabelecidas novas regras eleitorais em regime excecional e temporário. Para evitar aglomerações de pessoas no dia da eleição, existe a possibilidade de votar no domingo anterior, dia 17 de janeiro. Quem se encontrar em confinamento decretado pelas autoridades de saúde por suspeita de infeção ou por infeção comprovada, pode votar em sua casa.

VOTO ANTECIPADO EM CONFINAMENTO OBRIGATÓRIO

O pedido para votar em confinamento deve ser feito no site da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna ou na Junta de Freguesia onde se encontra recenseado, através de procuração simples acompanhada de cópia do documento de identificação civil do requerente entre os dias 14 e 17 de janeiro (devendo o eleitor em causa cumprir o confinamento no concelho do recenseamento ou em concelho limítrofe).

- Dois dias depois, nos dias 19 e 20 de janeiro, uma equipa de representantes da câmara municipal e das candidaturas recolhe o voto em casa com os devidos cuidados de higiene.

VOTO ANTECIPADO EM MOBILIDADE

- Os interessados no voto antecipado devem manifestar essa intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio eletrónico, entre o dia 10 e 14 de janeiro.

- No dia 17 de janeiro, os interessados devem apresentar-se na mesa de voto e identificar-se mediante apresentação do seu documento de identificação civil, indicando a sua freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral;

- O voto antecipado será nestas eleições alargado a todas as sedes de concelho, através da constituição de uma mesa de voto por cada município, que no caso de Vila do Conde funcionará no edifício dos Paços do Concelho, a partir das 8h00.

Para mais informações consulte os seguintes sites:

Comissão Nacional de Eleições

Câmara Municipal de Vila do Conde