ARU de Malta: requalificação paisagística do Largo de Santa Apolónia

2020/09/21

Estão em curso os trabalhos de requalificação no Largo de Santa Apolónia, em Malta, no âmbito das soluções definidas para a Área de Reabilitação Urbana (ARU) desta freguesia e cuja obra está orçada em 680 000.00€, com a comparticipação de fundos comunitários.
O projeto respeita a identidade do lugar e a valorização do legado histórico, fortalecendo a sua centralidade através da criação de um amplo espaço verde que permitirá o desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas ao ar livre e simultaneamente a criação de um ambiente atrativo à fixação de comércio local e habitação na sua envolvente.
No que diz respeito à estrutura arbórea existente, serão retiradas ou substituídas apenas algumas árvores. De salientar que todos os carvalhos, oliveiras e sobreiros existentes no largo serão preservados e manterão a atual localização, apenas algumas oliveiras serão relocalizadas e transplantadas no interior do largo.
Nesta requalificação está ainda previsto o aumento da área verde, uma área de estadia e recreio, um espaço público de circulação pedonal e a melhoria das condições de acesso e circulação entre a Junta de Freguesia, Centro Escolar e a envolvente.
O prazo de execução da empreitada é de 7 meses.