“Reciclar é Dar +”: recolha seletiva de resíduos porta a porta alargada a novas zonas

2020/09/08

Arrancou uma nova fase da recolha de resíduos multimaterial, de resíduos alimentares e de lixo porta-a-porta, com novos circuitos, de forma regular, na zona Norte da cidade, abrangendo cerca de 3100 fogos.

Com este alargamento, o Município de Vila do Conde chegará assim aos cerca de 4000 fogos servidos pela recolha seletiva porta-a-porta e que contribuirão para o aumento dos quantitativos de materiais recolhidos para reciclagem. A primeira fase que abrangeu uma área da cidade a nascente da EN 13, implementada em dezembro de 2018, e já chegou às 570 toneladas.

O alargamento começou com a entrega dos pendurantes de ativação da campanha, a que se segue a distribuição gratuita de equipamentos empilháveis para recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro, alimentares e lixo) a cada um dos fogos abrangidos; uma ação de sensibilização, que irá introduzir e apelar a uma correta reciclagem, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de entrega, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais; e a implementação do sistema propriamente dito.

Com o mote “Reciclar é dar +” os resíduos recicláveis entregues reverter-se-ão em apoios a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde.