Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Edifício da Antiga Seca do Bacalhau classificado como Conjunto de Interesse Municipal

6586 amvc seca do bacalhau amvc fa cp33 2405  1  1 1000 530
2020/04/03

 

No dia 2 de abril, foi publicado em Diário da República o anúncio da classificação do edifício da antiga seca do bacalhau de Vila do Conde e estendais adjacentes, como Conjunto de Interesse Municipal.
Para aquele espaço está a ser projetado o Centro Artes Náuticas (CAN), um Centro Interpretativo relacionado com a construção naval de madeira de Vila do Conde, onde será dada ênfase ao “saber fazer” de uma das mais importantes matrizes identitárias do Vila do Conde. Este projeto prevê o estabelecimento de uma relação estreita com os estaleiros navais de Vila do Conde, com as comunidades educativas (nacionais e estrangeiras), com instituições de formação profissional e com associações locais. Este espaço funcionará numa lógica de complementaridade com os museus já existentes.
O CAN está a ser candidatado aos EEA Grants, um mecanismo de financiamento plurianual criado pela Islândia, pelo Liechtenstein e pela Noruega como reforço das relações económicas e comerciais com a União Europeia, permitindo-lhes o acesso ao Espaço Económico Europeu.
O edifício agora classificado é o que restou do núcleo de armazéns destinados à Seca do Bacalhau, teve como última denominação “Organizações Taveira da Mota, Guimarães Cardoso e Cª Lda”. Foi mandado edificar em 1958 e sofreu diversos acrescentos, até assumir a forma atual em 1966. No exterior ainda são visíveis parte dos estendais onde se secava o bacalhau.
Este edifício não pode ser dissociado da arte da construção naval de Vila do Conde, em virtude de também ter sido utilizado como Sala do Risco. Nos seus amplos salões executou-se o risco de grandes embarcações ligadas à pesca do bacalhau, até à década de 1920 e, posteriormente, arrastões e traineiras de madeira.

Anúncio do Diário da República - classificacao_como_conjunto_de_interesse_municipal___publicacao_em_diario_da_republica

DSCF0003AMVC 154738 Isabel Lhano-Pintura mural_antiga Seca do  bacalhau

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia