Entrega de robôs “Junqueirinho Dr. Play” no IPO

Sitedestaque 1 736 420
2019/07/30

Na passada semana, os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira ofereceram os robôs “Junqueirinho - Dr. Play” ao Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto.

Esta oferta foi feita pelos alunos Diogo Amorim e Rui Lapa representando o Clube de Programação e Robótica do agrupamento, pela professora Tânia Costa, coordenadora do clube, pela professora do 1.º ciclo Berta Cardoso, que colaborou neste projeto, e pela professora Gracinda Santos, representante da direção do Agrupamento de Escolas. Contou ainda com a presença das entidades que apoiaram o projeto, nomeadamente, Dr.ª Lurdes Alves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, e Carlos Baptista, Presidente da Junta de Freguesia da Junqueira.

Recorde-se que a partir do projeto europeu Erasmus+ Dr. Play, o Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas da Junqueira desenvolveu, entre 2017-2019, dois robôs denominados Junqueirinho Dr. Play. Estes robôs foram criados para as crianças que frequentam as salas de aula hospitalares utilizarem e, de uma maneira inclusiva, interativa e lúdica, possam aprender ou relembrar os conteúdos programáticos do 1.º ciclo sobre o corpo humano.

Esta iniciativa, em virtude das suas condições específicas, objetiva o combate ao isolamento social e o incentivo à partilha de recursos didáticos, através da inovação.