Obras de consolidação do Forte de S. João Baptista

2019/07/04

No passado dia 3 de julho iniciaram as obras de consolidação de troços da muralha do Forte de S. João Baptista, onde se verificam descalçamentos junto da fundação. As obras agora iniciadas terão uma duração prevista de 5 dias úteis e estão a cargo de uma empresa especializada em conservação e restauro de património artístico e cultural.
Estas obras surgem após uma inspeção da Direção Regional de Cultura do Norte, solicitada a pedido da Câmara Municipal, onde foram identificados problemas estruturais, nomeadamente no baluarte sudoeste que, potencialmente, fazem perigar a sua estabilidade. Aquele mesmo organismo definiu as medidas corretivas para solucionar o problema.
Apesar do Forte de S. João ser um edifício municipal, a sua utilização encontra-se concessionada, razão pela qual as obras foram assumidas pelo concessionário, embora sejam acompanhadas por técnicos da Direção Regional da Cultura do Norte e do Gabinete de Arqueologia do Município.
O Forte de S. João Baptista de Vila do Conde é uma construção iniciada no século XVI, algures entre 1570 e 1573 e terminada em 1793. Trata-se de uma fortificação abaluartada, com desenho inspirado na escola italiana, mas provavelmente português. É dos poucos fortes abaluartados que mantiveram o seu desenho original e é um dos primeiros exemplos de fortificações abaluartadas de Portugal Continental. As mais antigas são o Forte do Pinhão, em Lagos, e a Fortaleza de São Julião da Barra, em Oeiras, datadas de 1553.